Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A operação O-Negativo desencadeada pela Polícia Judiciária, foi o tema em destaque na semana informativa de 12 a 18 de Dezembro, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
20 dezembro 2016

O tema com maior destaque na última semana foi a Operação O-Negativo. A operação da responsabilidade da Polícia Judiciária e do Ministério Público foi responsável pela detenção, por suspeita de corrupção, do Ex-Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e do INEM, Luís Cunha Ribeiro. No âmbito do mesmo processo, Paulo Lalanda e Castro, administrador da farmacêutica Suíça Octapharma, foi igualmente detido. Decorrem operações de buscas em Lisboa, no Porto, e em território suíço. O serviço Telenews registou um total de 77 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com quase 1 hora e meia de emissão e 29 notícias emitidas.

Outro dos destaques noticiosos da última semana foi o estado de saúde do Ex-Presidente da República Mário Soares. Este permanece internado no Hospital da Cruz Vermelha, em estado crítico e com prognóstico reservado, tendo no entanto registado melhoras no seu estado nos últimos dias. Personalidades dos vários quadrantes políticos deslocaram-se ao Hospital manifestando apoio à família. O serviço Telenews registou um total de 72 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela TVI com 1 hora de emissão e 23 notícias emitidas.

O Futebol Português foi outro dos destaques da última semana. Cristiano Ronaldo venceu a Bola de Ouro pela quarta vez e sagrou-se Campeão Mundial de Clubes com o Real Madrid. Ronaldo tornou-se no primeiro jogador a acumular os maiores troféus internacionais do ano ao nível de clubes e seleções. Benfica e FC Porto, únicos representantes do futebol português nas competições da UEFA, ficaram a conhecer os seus adversários na Liga dos Campeões. Benfica vai defrontar o Borussia Dortmund vice-campeão da Alemanha, o FC Porto por seu lado vai ter como opositor a Juventus, campeã de Itália. Na liga portuguesa o Benfica consolidou a liderança ao vencer o Estoril. O FC Porto segue isolado na segunda posição, seguido pelo Braga, que venceu o Sporting em Alvalade. O serviço Telenews registou um total de 219 notícias e 5 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com quase 2 horas de emissão e 65 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, as notícias acerca da CGD foram o maior destaque. O tema representou 29% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais