Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A tragédia em Moçambique manteve-se o assunto em destaque nas notícias de Tv da semana de 25 a 31 de março de 2019 segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
2 abril 2019

Terminada a fase de busca pelos desaparecidos na tragédia provocada pelo Ciclone Idai, o destaque noticioso tem-se centrado na ajuda internacional às populações e na prevenção das epidemias. Em Portugal, multiplicam-se as iniciativas de recolha de fundos e bens para auxílio às populações através das ONG nacionais. O serviço Telenews registou um total de 243 notícias e mais de quase 10 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com quase 4 horas de emissão e 112 notícias emitidas.

Outro dos destaques da última semana foram os incêndios. As condições do tempo, mais quente que o normal para a época, fizeram regressar o flagelo dos incêndios florestais. A ocorrência de vários fogos colocou em causa os programas de prevenção e limpeza da floresta colocados em prática desde o último verão. O serviço Telenews observou um total de 86 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 e TVI com quase 1 hora de emissão e 29 notícias emitidas.

O processo do Brexit foi outro dos temas em foco na última semana. O acordo negociado pela Primeira-Ministra, Theresa May, não reúne o apoio necessário para ser aprovado no Parlamento Britânico, os receios de uma saída da União Europeia sem acordo aumentam. O serviço Telenews contou um total de 59 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com 1 hora de emissão e 24 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi novamente para a tragédia em Moçambique. O tema representou 57% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais