Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A crise política desencadeada pela aprovação no parlamento de uma proposta para a recuperação integral do tempo de serviço dos professores foi o assunto em destaque nas notícias de Tv da semana de 29 de abril a 5 de maio de 2019 segundo os dados da MediaMonitor

Grupo Marktest
7 maio 2019

O destaque da última semana foi a crise política desencadeada pelo Primeiro-Ministro António Costa. O Parlamento aprovou na especialidade uma proposta de recuperação integral do tempo de serviço dos professores, esta proposta contava com o apoio de todos os partidos da esquerda à direita, excepto o PS. António Costa ameaçou a demissão do governo caso a lei fosse aprovada. O serviço Telenews registou um total de 147 notícias e quase 8 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com 3 horas de emissão e 56 notícias emitidas.

No âmbito internacional o destaque da última semana foi a tentativa falhada de golpe de estado na Venezuela. O Presidente Interino, Juan Guaidó, protagonizou uma tentativa de derrubar Nicolas Maduro com o apoio de um levantamento popular e de algumas forças militares fiéis. O serviço Telenews registou um total de 139 notícias e 6 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com 2 horas e meia de emissão e 60 notícias emitidas.

A vitória do PSOE nas eleições espanholas foi outro dos temas internacionais em destaque na última semana. A fragmentação política em Espanha e que solução para o próximo governo do país vizinho, são alguns dos assuntos em discussão. O serviço Telenews registou um total de 51 notícias e 2 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com 1 hora de emissão e 19 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para mini-crise política desencadeada pela aprovação no parlamento de uma proposta para a recuperação integral do tempo de serviço dos professores. O tema representou 45% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais