Esomar e Apodemo assinalam Dia do Research

Esomar e Apodemo assinalam Dia do Research

placeholder

Assinalou-se no dia 2 de maio o Dia Mundial da Pesquisa e do Market Research. Já tentou imaginar um mundo sem dados?

Grupo Marktest
7 maio 2019

A APODEMO, Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado e de Opinião, em nota enviada aos seus associados, assinalou no passado dia 2 de maio o Dia Mundial da Pesquisa e do Market Research.

A associação salienta que "não podia estar mais orgulhosa em contribuir, com as empresas associadas de estudos de mercado, para que decisores, influenciadores, gestores e líderes de empresas e instituições tomem decisões mais fundamentadas, ajudando a reduzir riscos e aumentando as probabilidades de sucesso".

"Consegue imaginar um mundo sem dados?" foi a pergunta/desafio colocada por Joaquim Bretcha, Presidente da ESOMAR, comunidade de mais de 40.000 profissionais de pesquisa de dados e conhecimento em mais de 130 países, que também assinalou este dia.

Segundo Joaquim Bretcha, num mundo sem dados, "os serviços públicos sofreriam graves consequências pois os governos não teriam informação sobre como ou a quem os fornecer. Poderia surgir o caos nos transportes públicos, serviços sociais, policiamento, entre outros. Sem as pesquisas de opinião, os governos seriam destituídos das opiniões dos seus cidadãos e durante as eleições a propaganda e as notícias falsas floresceriam, já que não haveria meios para verificar a sua veracidade.

Nas empresas, produtos desenvolvidos pela adivinhação seriam lançados sem o entendimento de como poderiam ser utilizados e a publicidade seria destruída por agências criativas que baseiam a sua compreensão do público-alvo no instinto.

Um mundo sem dados seria um desperdício. Regressaríamos, do ponto de vista económico, ao século XIX. Governos, empresas e instituições de solidariedade perderiam dinheiro devido a produtos e serviços fracassados. É claro que os empregos seriam perdidos quando as empresas fracassassem, criando uma recessão e ampliando ainda mais a distância económica entre ricos e pobres."

Já imaginou viver num mundo sem dados?

Num mundo sem estudos de mercado e opinião …
… como é que as Administrações Públicas desenhariam os seus serviços e os adequariam aos seus utilizadores?
… como é que os Governos saberiam se os cidadãos estão satisfeitos com as suas medidas?
… como é que os partidos políticos preparariam as suas campanhas?
… como é que as marcas escolheriam os meios mais eficazes para colocar a sua publicidade?
… como é que as estações de Tv decidiriam a sua grelha de programas?
… como é que os estudantes fundamentariam as suas análises?
… como é que os professores e investigadores aprofundariam o seu conhecimento?
… como é que os jornalistas analisariam a realidade?
… como é que os fabricantes escolheriam as melhores embalagens, preços ou funcionalidades dos seus produtos?
… como é que as instituições conheceriam a sua reputação e imagem junto dos seus públicos?
… como é que os cidadãos teriam voz para dar as suas opiniões e assim contribuir para criar produtos e serviços mais adaptados às suas necessidades?

Colabore com os estudos de mercado realizados pela Marktest! Contacte-nos para mais informações sobre como desenhamos os nossos estudos, que metodologias de recolha e ferramentas de análise de informação desenvolvemos e sobre como protegemos os seus dados pessoais.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais