Valor das transações imobiliárias em crescimento

Valor das transações imobiliárias em crescimento

placeholder

Os dados do Ministério da Justiça, publicados pelo INE e disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, mostram que o valor dos prédios transacionados em 2017 foi o mais elevado desde 2008.

Grupo Marktest
23 julho 2019

Uma análise dos dados do Ministério da Justiça, publicados pelo INE e disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, revela que em 2017 foram transacionados em Portugal 226 617 prédios, o valor mais elevado desde 2008, ano em que se registaram 241 361 prédios transacionados.

Observando os dados evolutivos, verifica-se que desde 2014 o número de prédios transacionados tem vindo a subir, chegando a 2017, 60% acima do valor mais baixo do período (2013) que registou 141 839 transações. É ainda de salientar que, no período observado, o ano com maior número de prédios transacionados foi 2002 com mais de 329 mil.

Estes prédios foram transacionados por um total de 24 mil milhões de euros em 2017, também este o valor mais elevado desde 2008, ano em que o valor das transações foi de cerca de 25 mil milhões. Já o valor máximo, para o período em análise foi de 30,4 mil milhões, registado em 2006.

Estes números significam que, em média, cada prédio foi transacionado por 107 mil euros em 2017.

Em termos regionais, estes valores médios são muito diferentes. Observando o valor médio dos prédios transacionados por concelho, verifica-se que este oscila entre os cerca de 4 mil euros no Corvo e mais de 436 mil euros em Lisboa – sendo este valor quatro vezes superior ao valor médio nacional.

Nos concelhos de Cascais, Loulé e Grândola o valor médio das transações também superou os 200 mil euros, enquanto no Corvo, Pampilhosa da Serra, Vimioso e Santa Cruz da Graciosa não alcançaram os 5 mil euros.

Esta análise foi realizada com base em informação do INE, disponível no sistema de geomarketing Sales Index, e na sua aplicação web Municípios Online. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação de geomarketing ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Portugal Digital Week

    Organizado pela ACEPI, este evento tem como objetivo, entre outros, a promoção da transformação digital em Portugal.

    21 a 25 de outubro de 2019

    ACEPI - Associação da Economia Digital

    geral@acepi.pt

  • Portugal Digital Summit

    Esta iniciativa da ACEPI, integrada na Portugal Digital Week terá como país convidado, a Alemanha.

    22 e 23 de outubro de 2019

    ACEPI - Associação da Economia Digital

    Pavilhão Carlos Lopes, Lisboa

    geral@acepi.pt