Portugueses críticos de presidência Trump

Portugueses críticos de presidência Trump

placeholder

Em sondagem realizada pela Marktest, os portugueses mostram-se muito críticos da presidência de Donald Trump e estão divididos quanto à sua reeleição.

Grupo Marktest
30 julho 2019

"Numa escala de 1 a 10, em que 1 corresponde a muito má, e 10 corresponde a muito boa, como avalia a governação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump?". Esta foi uma das questões que a Marktest colocou aos residentes no Continente com 15 e mais anos.

E a resposta foi clara: a maioria (53.6%) deu uma nota entre 1 e 4, 18.3% a nota 5 e apenas 14.4% acima desse valor, havendo ainda 13.7% que disse não saber.

Em termos médios (escala de 1 a 10), o valor obtido foi de 3.5, muito abaixo dos 5.5 que podemos considerar como a fronteira entre opiniões positivas e negativas.

As mulheres, os mais velhos e os residentes no Grande Porto mostraram-se mais críticos de Trump, com avaliações abaixo da média geral.

Outra das questões avaliadas nesta sondagem foi a da comparação Obama/Trump enquanto Presidentes dos EUA: "Em sua opinião, quem foi melhor Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama ou Donald Trump?"

Aqui não houve qualquer hesitação: 84.6% elegeu Barack Obama face a Trump como melhor presidente.

Finalmente, questionámos os portugueses sobre as futuras eleições americanas: "Donald Trump já anunciou que se vai recandidatar a um novo mandato como Presidente dos Estados Unidos. Acha que ele vai ser reeleito?"

Na resposta a esta questão registámos uma maior divisão de opiniões, com 41.3% a entender que Trump poderá ser reeleito e 42.2% com opinião contrária, havendo ainda 16.4% de indecisos.

Esta sondagem foi realizada pela Marktest, entre os dias 10 e 16 de julho de 2019. O universo é composto pelos indivíduos com 16 ou mais anos de idade residentes em Portugal. A amostra de estudo é constituída por 912 entrevistas telefónicas, selecionadas segundo o método aleatório. A margem de erro máxima para o total, para um intervalo de confiança de 95%, é de ±3.24%. A recolha da informação foi realizada através de um questionário estruturado constituido por perguntas fechadas. As entrevistas foram recolhidas telefonicamente e registadas de imediato em computador através do Sistema C.A.T.I. ("Computer Assisted Telephone Interview").

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais