Dez anos de sondagens no site do Grupo Marktest

Dez anos de sondagens no site do Grupo Marktest

placeholder

O Grupo Marktest mantém regularmente atualizado desde 2009 o Dossier sobre sondagens legislativas. Confira os resultados, que recentemente incluem também o PAN e o Aliança.

Grupo Marktest
10 setembro 2019

Em outubro de 2009, iniciámos no nosso site a publicação regular de sondagens de intenção de voto para a Assembleia da República, disponíveis nos media. Com atualização regular, o Dossier Sondagens Eleitorais para as Legislativas conta até ao momento com 359 sondagens, realizadas por 9 empresas (Aximage, CESOP-Universidade Católica, Euroexpansão, Eurosondagem, ICS/ISCTE, Intercampus, Marktest, Multidados e Pitagórica) e um total de mais de 315 mil entrevistas, uma amostra média de 879 entrevistas por sondagem.

O Dossier, que o Grupo Marktest mantém assim atualizado há quase 10 anos, permite aos estudiosos e curiosos acompanhar as intenções de voto dos portugueses e perceber as tendências de evolução que se vêm registando.

A Marktest recolhe esta informação junto dos órgãos de comunicação social que as divulgam e, uma vez disponíveis para consulta, no site da ERC, remetendo para os documentos originais aí depositados.

O Dossier apresenta intenções de voto para os partidos analisados em cada sondagem, tradicionalmente PS, PSD, CDS-PP, BE e PCP-PEV. Recentemente, a informação foi alargada para também incluir o PAN (desde 2015) e o Aliança (desde 2019), sempre que essa informação conste dos resultados divulgados em cada sondagem.

O acesso a esta informação é gratuito, requerendo apenas um registo no nosso site.

Desde 2009, a Eurosondagem foi a empresa que mais sondagens realizou, 124, e mais entrevistas, que já ultrapassam as 125 mil, uma amostra média de 1012 entrevistas por sondagem.

A Euroexpansão, que no período considerado apenas realizou uma sondagem, foi no entanto o instituto com uma amostra maior, de 1504 entrevistas.

Os últimos resultados disponíveis, numa sondagem da Multidados realizada entre 18 e 28 de julho, mostram o PS a liderar as intenções de voto, com 35.5%, seguido do PSD, com 20.3%, BE com 14.7%, PAN com 7.9%, PCP-PEV com 5.6% e CDS-PP com 3.3%, havendo ainda 12.7% de Outros, Brancos e Nulos.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais