Três quartos dos portugueses consomem batatas fritas de pacote
Três quartos dos portugueses consomem batatas fritas de pacote
placeholder
O estudo TGI da Marktest contabilizou 6,4 milhões de portugueses que referem ter consumido batatas fritas de pacote nos últimos 12 meses
Grupo Marktest
28 janeiro 2020

placeholder O estudo TGI da Marktest quantificou, na vaga de julho de 2019, em 6 372 mil o número de portugueses que referem ter consumido batatas fritas de pacote nos últimos 12 meses, o que representa 74.4% dos residentes no Continente com 15 e mais anos.

O consumo deste tipo de produto tem sido elevado ao longo dos anos. Após uma ligeira quebra em 2016, o consumo de batatas fritas de pacote retomou uma tendência crescente, chegando a julho de 2019 com 74.4, o valor mais elevado desde 2010 – ano em que a percentagem de consumo foi mais elevada.

placeholder

Na análise do perfil destes indivíduos, vemos que a idade é a variável mais discriminante, com comportamentos mais heterogéneos.

Uma análise por idade mostra que é entre os 35 e os 44 anos que mais indivíduos referem ter consumido batatas fritas de pacote (81.6%), seguido de perto pelos indivíduos entre os 25 e os 34 anos (80.8%). Já nos indivíduos com mais de 65 anos, a penetração é de 64.6%.

Por região, a Grande Lisboa destaca-se com 80.8% dos seus residentes a afirmar ter consumido este tipo de batatas nos últimos 12 meses.

Entre as classes sociais que as diferenças oscilam entre os indivíduos da classe Alta e Média Alta (com uma penetração de 77.9%, e os das classes média baixa/baixa, com 72.2%.

Entre homens e mulheres, o consumo é semelhante: 74.2% dos homens afirma ter consumido batatas fritas de pacote nos últimos 12 meses, subindo ligeiramente percentagem junto das mulheres (74.6%).

Os dados do TGI mostram ainda que o tipo de batatas fritas de pacote que mais consumidores referem consumir são as batatas lisas.

Os dados e análises apresentadas fazem parte do estudo TGI, propriedade intelectual da Kantar Media, e do qual a Marktest detém a licença de exploração em Portugal, é um estudo único que num mesmo momento recolhe informação para 17 grandes sectores de mercado, 280 categorias de produtos e serviços e mais de 3000 marcas proporcionando assim um conhecimento aprofundado sobre os portugueses e face aos seus consumos, marcas, hobbies, Lifestyle e consumo de meios.

Presente em mais de 60 países nos 5 Continentes, o TGI poderá ainda caracterizar mercados internacionais com vista ao conhecimento dos consumidores além fronteiras.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt