Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

O denominado caso Luanda Leaks foi o tema em destaque nas notícias de Tv da semana de 20 a 26 de janeiro de 2020 segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
28 janeiro 2020

A divulgação, por um consórcio de jornalistas, de documentos que alegadamente provam o desvio de fundos provenientes de empresas do estado Angolano, em proveito de Isabel dos Santos e do seu marido Sindica Dokolo, foi o assunto em destaque na última semana. Os designados Luanda Leaks vieram colocar em causa a fortuna da empresária e os seus investimentos em Portugal. O serviço Telenews registou um total de 239 notícias e quase 10 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 4 horas de emissão e 99 notícias emitidas.

Outro dos temas em foco na última semana foi o surto de Coronavírus, com origem na cidade de Wuhan na China. As autoridades chinesas procuram conter a proliferação do vírus, que já terá provocado dezenas de mortos. As agências internacionais reforçam o controlo aos movimentos internacionais de passageiros. O serviço Telenews assinalou um total de 133 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela TVI com mais de 2 horas de emissão e 66 notícias emitidas.

O desporto português esteve igualmente em destaque na última semana. A selecção portuguesa de andebol obteve o sexto lugar no europeu da modalidade. Esta foi a melhor classificação de sempre do andebol português. No futebol, decorreu em Braga a Final Four da Taça da Liga 2020. A vitória foi para a equipa da casa, o SC Braga, que venceu na final o FC Porto. Foi a segunda vitória do Braga nesta competição. O serviço Telenews identificou um total de 214 notícias e 5 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com 2 horas e meia de emissão e 95 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para o tema Luanda Leaks. O tema representou 64% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais