94% dos Portugueses consideram que o PR deveria prolongar o actual estado de emergência por mais 15 dias

94% dos Portugueses consideram que o PR deveria prolongar o actual estado de emergência por mais 15 dias

placeholder

Depois de há uma semana 90% dos portugueses terem concordado com a decisão do Presidente da República em declarar o estado de emergência, são agora 94% os portugueses que consideram que ele deveria ser prolongado por mais 15 dias.

Grupo Marktest
30 março 2020

A pandemia provocada pelo Coronavírus tem condicionado, em muito, o dia a dia dos portugueses. As notícias e as actualizações de informação sucedem-se ao minuto, comunicados e decisões vão sendo tomadas e os números não param de aumentar de forma vertiginosa, aqui e por quase todo o mundo. O Barómetro de Opinião COVID-19 da Marktest tem por objectivo ir acompanhando, ao longo das próximas semanas, as opiniões dos portugueses, os seus comportamentos e as suas percepções face a este momento que o país e o mundo atravessam.

De acordo com os resultados da última sondagem, os portugueses são unânimes quanto a esta possibilidade de prolongar por mais 15 dias o estado de emergência. E apesar dos números indicarem que a taxa de letalidade da doença é maior junto dos homens, são as mulheres que mais concordam com esta possibilidade, 96% destas face a 92% daqueles.

Face há semana passada, são agora mais 5% os portugueses que consideram que o país vai necessitar de mais de 3 meses para enfrentar o problema do Coronavírus e as limitações associadas ao mesmo. E junto dos portugueses com 55 e mais anos, este valor ganha expressão, no espaço de 1 semana, ou seja, dos 29% que acreditavam neste período temporal de mais de três meses, passamos a 40% dos que acreditam nessa possibilidade.

Quanto à avaliação da atuação do PR, neste contexto pandémico, 75% dos portugueses dão-lhe nota positiva. É junto dos portugueses com 55 e mais anos que Marcelo Rebelo de Sousa reúne as melhores avaliações. 84% dos portugueses com mais de 55 anos avaliam de forma positiva a actuação do PR. Em contrapartida, é junto do segmento 35/54 anos que o Presidente regista menos avaliações positivas, ficando-se pelos 68%.

O índice de avaliação da atuação do Presidente da República atinge os 70 pontos.

A presente sondagem foi realizada pela Marktest, através de CAWI (Computer Assisted Web Intereview), junto de uma amostra de 505 inquiridos, com mais de 18 anos, residentes em Portugal Continental. Os resultados do estudo foram ponderados e extrapolados para o universo em estudo ( 8.250.000).

A recolha da informação decorreu entre os dias 24 e 25 de março de 2020. A selecção dos entrevistados, fez-se com recurso a um Access Panel da Marktest. A partir deste Access Painel, procedemos a extrações aleatórias de potenciais entrevistados, de acordo com as regras definidas ao nível da seleção amostral (método de quotas pelas varíaveis género, idade e região Marktest). Para garantir a segurança da comunicação online, a Marktest utiliza um protocolo de segurança que permite salvaguardar a leitura e interceção, por terceiros, dos dados transmitidos no momento do preenchimento do inquérito.

Este Access Panel da Marktest encontra-se devidamente registado na C.N.P.D. e a Marktest assegura um controlo rigoroso de qualidade e veracidade da informação registada pelos internautas nele inscritos, bem como na gestão da selecção dos mesmos para as entrevistas que realizamos. A Marktest cumpre com a legislação em vigor, nomeadamente com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) assim como cumprimos integralmente com "28 Questions to Help Buyers of Online Samples" da ESOMAR. Para mais informações, consulte a nossa Politica de Privacidade.

A análise destes resultados é da exclusiva responsabilidade da Marktest. Os Índices apresentados decorrem de avaliações feitas pelos entrevistados em perguntas com recurso a escalas de avaliações de 0, nota mínima, e 10, nota máxima, sendo o valor médio obtido convertido para um índice de 0 a 100 pontos. Consideram-se avaliações positivas, todas as respostas cuja nota atribuída numa escala de 0 a 10 se situem entre 6 e 10, e as avaliações negativas entre 0 e 4.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

  • Data Analytics - Tools & Methodologies

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, esta será uma conferência inteiramente virtual.

    15 de outubro de 2020

    MRS - The Market Research Society

    info@mrs.org.uk