Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A morte de uma criança em Peniche foi o tema em destaque nas notícias de Tv da semana de 11 a 17 de maio de 2020, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
19 maio 2020

O combate à Pandemia entrou numa nova fase. Depois do isolamento social que permitiu que os serviços do SNS resistissem ao pico epidémico, o Governo prepara a segunda fase do desconfinamento com a abertura de escolas, creches e restaurantes. Por toda a Europa a palavra-chave é reabrir, e dessa forma assegurar a retoma da actividade económica. Na América do Sul e Rússia a crise epidémica continua com os números de infectados e mortes a crescer. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 769 notícias e mais de 32 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 13 horas de emissão e 286 notícias emitidas.

Outro dos temas em foco na última semana foi o Caso do Novo Banco. Um desentendimento que envolveu o Ministro das Finanças, Mário Centeno, o Primeiro-Ministro António Costa, a oposição parlamentar e o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa. O caso terminou sem a demissão do Ministro das Finanças como chegou a ser sugerido e foi justificado como uma falha de comunicação. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 101 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 2 horas de emissão e 41 notícias emitidas.

O caso da menina de 9 anos assassinada em Peniche foi outro dos assuntos em destaque. Os pormenores do caso e a situação familiar da criança foram assuntos de discussão. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 72 notícias e 3 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com mais de 1 hora de emissão e 26 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque vai para o caso da menina de 9 anos assassinada em Peniche. O tema representou 38% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa