Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

Os novos casos de Covid19 após o período de confinamento foram o tema em destaque nas notícias de Tv da semana de 18 a 24 de maio de 2020, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
26 maio 2020

Numa altura em que o Governo português inicia a segunda fase de desconfinamento, o aparecimento de novos surtos e cadeias de transmissão activa do vírus são vistos com grande preocupação. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 489 notícias e 21 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com mais de 8 horas de emissão e 164 notícias emitidas.

Outra dos assuntos em foco na última semana foi a reabertura e retoma da actividade económica. Os pequenos negócios e os serviços retomam actividade seguindo as regras impostas pela DGS. A retoma da nova economia pós-covid foi tema de discussão, assim como os novos desafios e a adaptação ao novo paradigma económico e social. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 342 notícias e 15 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da TVI com mais de 5 horas de emissão e 120 notícias emitidas.

Um dos sectores com mais importância económica e social prepara a retoma. Trata-se do futebol português, que, apesar de reduzido à Liga NOS, é fundamental para a sobrevivência da indústria. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 93 notícias e 2 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 1 hora de emissão e 33 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para o aparecimento de novos surtos da pandemia nesta fase de desconfinamento. O tema representou 48% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais