Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

Os novos casos de Covid19 na Região de Lisboa e Vale do Tejo mantiveram-se como tema em destaque nas notícias de Tv da semana de 1 a 7 de junho de 2020, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
9 junho 2020

A região de Lisboa e Vale do Tejo regista a maior parte dos novos casos de infecção. A DGS e as autoridades locais procuram conter o surto testando a população das zonas afectadas. Começa a 3ª fase de desconfinamento em todo o país excepto em Lisboa e Vale do Tejo. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 446 notícias e quase 19 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com quase 7 horas de emissão e 163 notícias emitidas.

No âmbito internacional a morte do Afro-americano George Floyd, vítima de violência policial, serviu de mote para uma explosão de protestos nos EUA e um pouco por todo o mundo contra a violência racial. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 183 notícias e 7 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da TVI com quase 3 horas de emissão e 66 notícias emitidas.

Reacendeu-se o caso Maddie Mccan. As autoridades Britânicas e Germânicas identificaram um novo suspeito do desaparecimento de Madeleine McCann. Trata-se de um alemão, de 43 anos, que vivia no Algarve na altura do desaparecimento. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 80 notícias e quase 4 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da TVI com 1 hora e meia de emissão e 32 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para o aumento de novos infectados com Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo. O tema representou 31% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais