Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

O receio de uma segunda vaga de covid-19 foi o tema em destaque nas notícias de Tv entre 7 e 13 de setembro de 2020.

Grupo Marktest
15 setembro 2020

Com os números de novos infetados em alta na última semana, o tema em destaque foi a possibilidade de uma segunda vaga da pandemia. O número de casos cresceu bastante, mas a incidência foi principalmente sobre a população jovem, não afetando, por enquanto, a resposta do SNS. O Governo, prevenindo o possível aumento de casos com a abertura do ano escolar, irá assim colocar Portugal em Estado de Contingência. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 455 notícias e mais de 16 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com quase 6 horas de emissão e 159 notícias emitidas.

Com o tempo quente e seco emerge novamente a tragédia dos incêndios florestais. Na última semana verificaram-se vários incêndios com especial incidência no Norte e centro interiores de Portugal Continental. Zonas florestais de localidades como Oliveira de Frades, Castro D’Aire, Sever do Vouga e Proença-a-Nova foram palco das chamas, havendo a lamentar a morte de um bombeiro e ferimentos noutros cinco. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 129 notícias e 4 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da TVI com 1 hora e meia de emissão e 45 notícias emitidas.

O Futebol Português foi outro dos destaques da última semana. Cristiano Ronaldo atingiu a marca de cento e um golos ao serviço da Seleção Nacional. O acontecimento registou-se em Jogo oficial na Suécia a contar para a Liga das Nações e que Portugal venceu por dois golos, marcados por Ronaldo. A pandemia ameaça no entanto o futebol nacional. Em vésperas do início da Liga Portuguesa, várias equipas confirmaram jogadores infetados por coronavírus. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 120 notícias e 3 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora e vinte de emissão e 45 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque na última semana foi para o receio de uma segunda vaga da pandemia de covid-19. O tema representou 48% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa