10ª edição do estudo Os Portugueses e as Redes Sociais já disponível

10ª edição do estudo Os Portugueses e as Redes Sociais já disponível

placeholder

A Marktest acaba de lançar a edição de 2020 do estudo que caracteriza a relação dos portugueses com as redes sociais e as marcas aí presentes. Esta é já a 10ª edição do estudo.

Grupo Marktest
6 outubro 2020

Os Portugueses e as Redes Sociais é um estudo realizado pela Marktest Consulting desde 2011 com o objetivo de conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais.

Constitui uma ferramenta indispensável e com informação única para avaliação das redes sociais e da relação que os portugueses têm com as marcas aí presentes.

O estudo procura conhecer os hábitos dos utilizadores de redes sociais, as redes que conhecem e mais utilizam, as funcionalidades que mais valorizam, a frequência com que acedem e com que publicam informação nessas paltaformas, assim como o tempo que lhes dedicam ou os equipamentos que utilizam para lhes aceder.

O estudo aprofunda também a relação que os portugueses estabelecem com as marcas, empresas e figuras públicas presentes nestas plataformas (que motivações têm, interações que mantêm, opinião sobre a presença nas redes sociais, conteúdos mais apreciados …).

O hábito de ver vídeos nas redes sociais, fazer compras ou recordação de publicidade nessas plataformas são outras áreas sobre as quais o estudo permite obter respostas.

A edição de 2020 é a 10ª edição deste estudo e permitirá, aos clientes que o solicitarem, sob orçamento específico, a realização de análises longitudinais com a série de 10 anos de informação disponível. Evolução de um ou mais indicadores, tendências de uso e avaliação por target, por exemplo, serão análises possíveis de realizar a pedido.

E é com base nesse histórico que podemos observar que:

  • O Facebook mantém liderança em notoriedade espontânea top of mind, mas continua trajetória descendente, de 91.2% em 2011 para 82.6% em 2020
  • O Instagram mantém tendência de crescimento em notoriedade e em penetração
  • O TikTok entra para a 5ª posição em notoriedade espontânea e para a 8ª posição em notoriedade total (espontânea+sugerida)
  • O Facebook permanece como rede social mais utilizada, mas baixa para quase metade, passando de 89.4% em 2011 para 49.4% em 2020
  • Junto dos mais jovens, o Instagram já ultrapassou o Facebook como rede mais utilizada, mantendo trajetória de subida
  • Cristina Ferreira ultrapassa Cristiano Ronaldo como figura pública que os utilizadores referem seguir nas redes sociais

Consulte o folheto de apresentação deste estudo onde encontra mais detalhe sobre as áreas temáticas abordadas e contacte-nos para mais informações sobre este estudo.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Asia Pacific 2020 - Insights Festival

    Evento ESOMAR, em parceira com o MRSI (Market Research Society India), com o tema D.R.I.V.E - DATA, Research, Insights, Vision e Excellence. Em resultado da atual pandemida de COVID-19, este evento terá apenas transmissão online.

    2 e 3 de novembro de 2020

    ESOMAR

    events@esomar.org

  • Sustainability Summit 2020

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, esta será uma conferência inteiramente virtual.

    5 de novembro de 2020

    MRS - The Market Research Society

    info@mrs.org.uk