Apenas 19 concelhos do país ainda não reportaram casos de COVID-19

Apenas 19 concelhos do país ainda não reportaram casos de COVID-19

placeholder

Os dados da DGS mostram que apenas 19 dos 308 concelhos do país ainda não reportaram casos confirmados de COVID-19.

Grupo Marktest
6 outubro 2020

Uma análise dos Relatórios de Situação COVID-19 da Direção Geral da Saúde permite concluir que nas últimas semanas temos assistido a um aumento do número de casos confirmados, assim como de internados nos hospitais e de óbitos atribuídos à doença.

Até este momento (situação até dia 5 de outubro de 2020), foram registados um total de 80 312 casos confirmados da doença em Portugal. Destes, 50 712 (ou seja, 63%), já recuperou, havendo um total de 2032 óbitos, o que equivale a 2.5% do total de infetados.

Na mesma data, existiam 732 internados nos hospitais do SNS, dos quais 104 em Unidades de Cuidados intensivos. O número de internados corresponde a 0.9% do número de infetados e os que necessitam UCI representam 14.2% daqueles.

Estes indicadores representam um agravar da situação. Setembro foi, até ao momento, o mês com maior número de novas infeções (mais de 18 mil), ao contrário do mês precedente, quando se observou o valor mais baixo desde abril (menos de 7 mil novas infeções). De notar que o número de recuperados em maio reflete o acerto estatístico realizado no dia 23 de maio, pela integração de dados da plataforma Trace Covid (cerca de 10 mil recuperados contabilizados num só dia).

Os dados concelhios, que a DGS divulga uma vez por semana (ver Nota Metodológica no fim deste artigo), mostram ainda que, dos 308 concelhos do país, apenas 19 não registaram ainda nenhum caso de COVID-19 ou tiveram um número inferior a 3 e por isso não publicado pela DGS. Seis concelhos da Região Autónoma dos Açores, 5 do distrito de Portalegre, 3 do distrito de Beja, 2 do distrito de Viseu, e 3 de outros 3 distritos não têm casos confirmados da doença.

Quanto aos restantes, o concelho de Lisboa é o que tem um maior número de casos confirmados (6965), seguido de Sintra (5804), Loures (3357), Amadora (3149) e Vila Nova de Gaia (2421).

Entre os que têm casos, Belmonte, Boticas, Castro Verde, Lagoa (R.A. Açores), Pampilhosa da Serra, Porto Moniz, Sousel e Tabuaço registam apenas 3.

Tendo em conta o número total de residentes em cada concelho, a maior proporção dos casos confirmados observa-se no concelho de Vimioso, onde estes representam 2% da sua população. A este, seguem-se os concelhos de Reguengos de Monsaraz, Amadora, Sernancelhe, Loures e Mora, todos com mais de 1.5% de casos entre os seus residentes. Os casos de Vimioso, Reguengos, Sernancelhe e Mora estarão relacionados com surtos locais, nomeadamente em lares de idosos.

Esta análise foi realizada com base na informação divulgada pela Direção Geral da Saúde. , que apresenta a seguinte nota metodológica para a distribuição concelhia dos casos confirmados: "A informação apresentada refere-se ao total de notificações médicas no sistema SINAVE, não incluindo notificações laboratoriais. Como tal, pode não corresponder à totalidade dos casos por concelho. Dados por concelho de ocorrência, apresentados por ordem alfabética. Quando os casos confirmados são inferiores a 3, por motivos de confidencialidade, os dados não são apresentados."

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Asia Pacific 2020 - Insights Festival

    Evento ESOMAR, em parceira com o MRSI (Market Research Society India), com o tema D.R.I.V.E - DATA, Research, Insights, Vision e Excellence. Em resultado da atual pandemida de COVID-19, este evento terá apenas transmissão online.

    2 e 3 de novembro de 2020

    ESOMAR

    events@esomar.org

  • Sustainability Summit 2020

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, esta será uma conferência inteiramente virtual.

    5 de novembro de 2020

    MRS - The Market Research Society

    info@mrs.org.uk