Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A diminuição de novos casos de COVID-19 mas o aumento de óbitos foram o destaque nas notícias de Tv na semana 7 a 13 de dezembro.

Grupo Marktest
15 dezembro 2020

A pandemia de Covid-19 manteve-se o destaque da última semana. As medidas do Estado de Emergência começaram a fazer-se sentir na diminuição dos novos casos de Covid-19, no entanto o número de doentes em UCI e o número de mortes mantém-se em níveis elevados. Os portugueses aguardam a definição final das medidas restritivas que vão estar em vigor no Natal e Ano Novo. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 439 notícias e 15 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 5 horas de emissão e 156 notícias emitidas.

Outro dos destaques da última semana foi o caso SEF. A morte do cidadão Ucraniano Ihor Homeniuk, ocorrida em Março quando se encontrava á guarda de inspectores do SEF no Aeroporto de Lisboa já levou a demissão da sua directora e pode levar à sua reestruturação e fusão com outras polícias. O Primeiro-Ministro António Costa manteve a confiança no Ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita, o Ministro da tutela, apesar da pressão política para a sua demissão. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 105 notícias e 4 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com quase 2 horas de emissão e 42 notícias emitidas.

A TAP, a companhia aérea bandeira de Portugal foi outro dos destaques da última semana. Com o negócio do transporte aéreo numa das suas maiores crises de sempre, o Estado Português prepara-se para salvar a companhia através de um plano de restruturação que terá que ser aprovado por Bruxelas. O serviço Telenews da MediaMonitor contou um total de 105 notícias e quase 4 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 1 hora e meia de emissão e 38 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para o caso SEF. O tema representou 43% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais