Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

O arranque da vacinação contra a COVID-19 no Reino Unido e EUA foi o destaque nas notícias de Tv na semana 14 a 20 de dezembro.

Grupo Marktest
22 dezembro 2020

A pandemia de Covid-19 continuou em destaque na última semana. Portugal prepara-se para iniciar processo de vacinação em 27/12, juntamente com os restantes países da UE. Descoberta nova estirpe do SARS-COV 2, mais contagiosa no Reino Unido. O Reino Unido decreta confinamento no sul do país para controlar propagação dos contágios, enquanto os países europeus cortam ligações aéreas. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 472 notícias e 17 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 6 horas e meia de emissão e 173 notícias emitidas.

O caso SEF continuou em foco na última semana. Novas informações acerca da morte do cidadão Ucraniano Ihor Homeniuk, assim como novas denúncias levaram ao alargamento do âmbito do inquérito que está a decorrer. O Governo nomeou Luís Botelho Miguel, ex-Comandante da GNR, para novo director do SEF. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 162 notícias e 6 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 2 horas de emissão e 55 notícias emitidas.

O futebol português esteve em destaque na última semana. FC Porto, Benfica e SC Braga asseguraram a passagem à fase seguinte das competições da UEFA. Entretanto em Portugal jogou-se para a Taça de Portugal e Taça da Liga, sendo que na Taça da Liga foram apurados, Sporting, FC Porto, Benfica e SC Braga para a Final Four da competição a ser realizada na cidade de Leiria. O serviço Telenews da MediaMonitor contou um total de 110 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora de emissão e 52 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para o caso SEF. O tema representou 50% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais