Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A evolução da pandemia de COVID-19 mantém-se o destaque nas notícias de Tv na semana 8 a 14 de janeiro de 2021, com o recuo de novas infeções devido ao confinamento em vigor.

Grupo Marktest
15 fevereiro 2021

A pandemia de covid-19 esteve em destaque na última semana. O confinamento decretado pelo Governo começa a resultar em menos infecções diárias e menor pressão sobre o SNS. A DGS altera política de testagem de forma a aumentar número de testes e reforçar controlo sobre a transmissão do vírus na comunidade. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 536 notícias e 21 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 8 horas e meia de emissão e 212 notícias emitidas.

Outro dos assuntos em foco na última semana foi o regresso do ensino à distância. Voltaram as aulas através de meios digitais, o Governo e as Autarquias procuraram entregar computadores e ligações à internet de forma a permitir que alunos carenciados acompanhem as aulas na sua casa. O serviço Telenews da MediaMonitor contou um total de 83 notícias e 3 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 1 hora de emissão e 31 notícias emitidas.

No âmbito internacional, de destacar que Donald Trump foi absolvido no julgamento que o acusava de incitamento à insurreição. O Ex-Presidente era acusado de ter incitado milhares dos seus apoiantes a atacarem o Capitólio. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de de 69 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da TVI com 1 hora de emissão e 25 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a pandemia de Covid-19. O confinamento decretado pelo Governo começa a dar resultados com os números diários da pandemia a baixarem significativamente. O tema representou 86% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais