Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A pandemia de COVID-19 mantém-se o destaque nas notícias de Tv na semana 1 a 7 de março de 2021.
Grupo Marktest
9 março 2021
placeholder

A pandemia de covid-19 foi o destaque da última semana. Foi assinalado 1 ano do primeiro diagnóstico oficial de covid-19 em Portugal. Foi aumentado o intervalo de vacinação entre doses da vacina da Pfizer, desta forma a task-force espera vacinar mais 100 mil pessoas até ao final de Março. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 365 notícias e 14 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 5 horas e meia de emissão e 131 notícias emitidas.

Outro dos temas em destaque na última semana foi qual a solução para o transporte aéreo na capital. Depois do acordo na TAP, a situação financeira da sua participada Groundforce e o chumbo da solução para o futuro aeroporto defendida pelo Governo e pela ANA, veio colocar o governo em dificuldades para assegurar uma solução de futuro para o transporte aéreo na capital. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 61 notícias e 2 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com quase 1 hora de emissão e 23 notícias emitidas.

Foi assinalado na última semana o aniversário da tragédia de Entre-os-Rios. Em 4 de Março de 2001, 59 pessoas morreram na queda da ponte Hintze Ribeiro, que ligava Entre-os-Rios a Castelo de Paiva. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de de 50 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com mais de 1 hora de emissão e 22 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a pandemia de Covid-19. Foi assinalado 1 ano desde o primeiro caso de Covid-19 em Portugal. O intervalo entre as primeira e segunda doses da vacina da Pfizer vai aumentar para permitir mais primeiras vacinas inoculadas. O tema representou 48% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais