Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
Os planos de desconfinamento foram o tema em destaque nas notícias de Tv de 6 a 12 de setembro de 2021.
Grupo Marktest
14 setembro 2021
placeholder

A pandemia de covid-19 foi o destaque na última semana. Portugal enfrenta o dilema sobre que medidas de protecção se devem manter e quais devem acabar. Os indicadores mostram o recuo da pandemia perante o avanço da vacinação, no entanto o Governo procura a validação dos técnicos para as medidas a adoptar no outono e inverno. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 197 notícias e 7 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 4 horas de emissão e 80 notícias emitidas.

A semana ficou igualmente marcada pelo falecimento de Jorge Sampaio. Advogado e político que marcou os últimos 60 anos da história de Portugal, foi líder estudantil na revolta contra o regime nos anos 60, foi político que procurou os consensos no período pós-revolucionário de 70, Presidente da CM de Lisboa e Presidente da República a partir dos anos 90 até ao início do novo século. Jorge Sampaio deixou a sua marca como um dos políticos mais marcantes da história recente de Portugal. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 193 notícias e 10 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 4 horas de emissão e 77 notícias emitidas.

As Eleições Autárquicas 2021 continuam igualmente em destaque. Os debates dos candidatos de cada região e o envolvimento dos líderes nacionais nesse debate, continuou a marcar a actualidade política nacional. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 97 notícias e 4 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora e meia de emissão e 33 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para o falecimento e cerimónias fúnebres de Jorge Sampaio. Advogado e político, a sua carreira começou como líder estudantil nos anos 60, até chegar a Presidente da Câmara de Lisboa e Presidente da República no início deste século. O tema representou 43% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais