Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
Os planos de desconfinamento foram o tema em destaque nas notícias de Tv de 6 a 12 de setembro de 2021.
Grupo Marktest
14 setembro 2021
placeholder

A pandemia de covid-19 foi o destaque na última semana. Portugal enfrenta o dilema sobre que medidas de protecção se devem manter e quais devem acabar. Os indicadores mostram o recuo da pandemia perante o avanço da vacinação, no entanto o Governo procura a validação dos técnicos para as medidas a adoptar no outono e inverno. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 197 notícias e 7 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 4 horas de emissão e 80 notícias emitidas.

A semana ficou igualmente marcada pelo falecimento de Jorge Sampaio. Advogado e político que marcou os últimos 60 anos da história de Portugal, foi líder estudantil na revolta contra o regime nos anos 60, foi político que procurou os consensos no período pós-revolucionário de 70, Presidente da CM de Lisboa e Presidente da República a partir dos anos 90 até ao início do novo século. Jorge Sampaio deixou a sua marca como um dos políticos mais marcantes da história recente de Portugal. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 193 notícias e 10 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 4 horas de emissão e 77 notícias emitidas.

As Eleições Autárquicas 2021 continuam igualmente em destaque. Os debates dos candidatos de cada região e o envolvimento dos líderes nacionais nesse debate, continuou a marcar a actualidade política nacional. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 97 notícias e 4 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora e meia de emissão e 33 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para o falecimento e cerimónias fúnebres de Jorge Sampaio. Advogado e político, a sua carreira começou como líder estudantil nos anos 60, até chegar a Presidente da Câmara de Lisboa e Presidente da República no início deste século. O tema representou 43% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt