Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
As Eleições Autárquicas foram o tema em destaque nas notícias de Tv de 20 a 26 de setembro de 2021.
Grupo Marktest
28 setembro 2021
placeholder

As eleições autárquicas 2021 estiveram em destaque. O Partido Socialista obteve o maior número de vitórias em Municípios, no entanto perdeu alguma da vantagem que detinha desde as últimas Eleições Autárquicas de 2017. Estas Eleições Autárquicas de 2021 ficaram marcadas, para o Partido Socialista, pela perda das Câmaras Municipais de Lisboa e Coimbra. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 519 notícias e 23 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 12 horas de emissão e 199 notícias emitidas.

A pandemia de Covid-19 continuou em foco na última semana. O Governo anunciou as novas regras para a 3ª fase do desconfinamento. Quando a vacinação do covid-19 se aproxima da meta dos 85% da população vacinada, a task force prepara-se agora para a campanha da vacinação da Gripe dirigida à população mais idosa e vulnerável. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 160 notícias e 5 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 2 horas de emissão e 65 notícias emitidas..

No âmbito internacional o assunto em destaque na última semana foi a destruição provocada pelo vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma no arquipélago Espanhol das Canárias. O vulcão, cuja última erupção significativa tinha sido no ano de 1971, despertou e obrigou à retirada das populações próximas. Não se registou a perda de vidas humanas, apenas destruição das propriedades provocadas pela lava e a evacuação da população para zona segura. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 121 notícias e 5 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 2 horas de emissão e 41 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para o aumento de actividade do vulcão Cumbre Vieja situado na ilha de La Palma no arquipélago Espanhol das Canárias. A destruição provocada pela lava expelida pelo vulcão obrigou à retirada das populações próximas e o abandono de casas e bens. O tema representou 36% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais