Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
O aumento de casos COVID-19 na Europa foi o destaque nas notícias de Tv de 8 a 14 de novembro de 2021.
Grupo Marktest
16 novembro 2021
placeholder

O destaque da última semana foi para o aumento do número de casos e mortes por covid-19 na Europa e a ameaça de uma 5ª vaga da pandemia. Em Portugal, a campanha de vacinação da gripe e da covid-19 vai decorrendo com alguma lentidão, ao que as autoridades respondem promovendo a vacinação ao fim de semana em regime de casa aberta para os maiores de 80 anos. O objetivo a atingir será o de vacinar os maiores de 65 anos até ao Natal. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 177 notícias e quase 6 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 2 horas de emissão e 65 notícias emitidas.

Outro dos assuntos em destaque na última semana foi a Operação Miríade. Após meses de investigação, a PJ deteve vários alegados responsáveis por uma rede de tráfico que envolvia militares das forças portuguesas em missão da ONU na República Centro Africana. Esta rede seria responsável por tráfico de diamantes, ouro e droga, utilizando aviões militares para o efeito. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 122 notícias e 5 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da TVI com 2 horas de emissão e 45 notícias emitidas.

O fim da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021, a COP26, foi outro dos destaques da última semana. Mais de 200 países assinaram em Glasgow, na Escócia, um pacto climático, que, apesar de criticado por ficar aquém das expectativas, representa um compromisso global para combater as alterações climáticas no mundo. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 91 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 1 hora e meia de emissão e 44 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a Operação Miríade da polícia Judiciária que colocou a descoberto uma alegada operação de tráfico, que utilizava militares Portugueses da força da ONU na República Centro Africana. O tema representou 38% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais