Portugueses que fazem chamadas VoIP aumentam no último ano
Portugueses que fazem chamadas VoIP aumentam no último ano
placeholder
Em ano de pandemia, teletrabalho e telescola, os dados do estudo Bareme Internet da Marktest mostram um grande aumento no número de portugueses que fazem chamadas telefónicas através da Internet.
Grupo Marktest
16 novembro 2021

placeholder Os dados de 2021 do estudo Bareme Internet da Marktest revelam que 4,7 milhões de portugueses com 15 e mais anos, residentes em Portugal Continental, realizaram nos últimos 30 dias chamadas VoIP (voice over Internet Protocol). Este valor corresponde a 54.8% do universo e significa que a maioria dos portugueses utiliza este serviço de comunicação online.

Este tipo de chamada tem registado um aumento sistemático nos últimos anos, mas que em 2021 esse crescimento foi o mais assinalável, passando de 39.4% para 54.8%. Relativamente ao ano 2012, este valor é agora mais de 6 vezes superior.

placeholder

Se não há diferenças significativas entre os dois sexos e poucas entre as várias regiões, a realização de chamadas VoIP é bastante segmentada por idade e classe social. Este hábito tem maior penetração junto dos indivíduos mais jovens (com 80.5% dos jovens dos 15 aos 24 anos a fazê-las), assim como entre os indivíduos das classes sociais mais elevadas (88.4% junto da classe alta e média alta).

A análise realizada teve como base os resultados de 2021 do estudo Bareme Internet da Marktest. Este estudo analisa o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos.

Conheça aqui os indicadores analisados nesta edição do Bareme Internet. Contacte-nos se desejar mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais