Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
O surgimento da variante Omicron do novo coronavírus foi o destaque nas notícias de Tv de 22 a 28 de novembro de 2021.
Grupo Marktest
30 novembro 2021
placeholder

O destaque da última semana foi o aparecimento de uma nova variante do novo coronavírus, a Omicron. A nova variante, primeiramente reportada pela África do Sul à OMS, já obrigou ao restabelecimento de medidas de bloqueio nas fronteiras internacionais em vários países. O Governo português apresentou ainda medidas para conter a quinta vaga da pandemia no período do Natal. O uso de máscara e a obrigação do uso de certificado de vacinação e teste negativo para acesso a eventos e para a entrada no país foram algumas das medidas anunciadas. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 324 notícias e 11 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 4 horas de emissão e 107 notícias emitidas.

Outro dos temas em destaque na última semana foi a vitória de Rui Rio nas diretas do PSD. Rui Rio venceu nas urnas Paulo Rangel e será candidato a Primeiro-ministro pelo PSD nas próximas eleições de janeiro. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 89 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com quase 2 horas de emissão e 40 notícias emitidas.

O futebol português foi outro dos assuntos em foco. As autoridades judiciárias realizaram buscas nas instalações de vários clubes e dirigentes do futebol português. Sob investigação estão os valores de transferências e comissões e alegadas fugas ao fisco. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 46 notícias e 2 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora de emissão e 21 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a a pandemia de Covid-19. As novas medidas para conter a 5ª vaga da pandemia, o progresso da vacinação e o surgimento da nova variante Omicron do coronavirús foram os assuntos em destaque. O tema representou 62% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais