Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A Pandemia de Covid-19 e a vacinação dos portugueses com a dose de reforço, foi tema em destaque nas notícias de Tv entre 3 e 9 de janeiro de 2022.
Grupo Marktest
11 janeiro 2022
placeholder

A pandemia de Covid-19 continuou a ser o principal destaque da última semana. O Governo procurou assegurar o regresso às aulas em segurança, dando prioridade à vacinação de docentes e funcionários dos estabelecimentos de ensino. Prosseguiu ainda a vacinação pediátrica e de adultos com a dose de reforço. O Governo anunciou igualmente novas medidas depois de reunião com os especialistas no Infarmed. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 432 notícias e 16 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 6 horas de emissão e 170 notícias emitidas.

Quando estamos a 20 dias das Eleições Legislativas de 2022, o destaque vai também para a pré-campanha eleitoral. Nesta altura começaram os debates entre os candidatos, que servem para cada partido apresentar propostas e marcar posições perante o eleitorado. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 204 notícias e quase 10 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com quase 4 horas de emissão e 66 notícias emitidas.

O futebol português volta também a estar em foco. Na última semana vários clubes registaram atletas infectados com Covid-19, tendo tido dificuldades nos seus compromissos competitivos. O Sporting perdeu nos Açores perante o Santa Clara, naquela que foi a surpresa da jornada da Liga BWIN. O FC Porto prossegue na liderança da classificação, agora isolado com três pontos de vantagem sobre o Sporting e sete sobre o Benfica. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 91 notícias e 2 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com quase 1 hora de emissão e 47 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi mais uma vez para a pandemia de Covid-19. Prosseguiu a vacinação dos portugueses com a dose de reforço da vacina, enquanto já se anuncia a vacinação dos maiores de 45 anos para breve. Para o regresso às aulas em segurança, a vacinação das crianças, dos funcionários e dos docentes dos estabelecimentos de ensino foi considerada prioritária. O tema representou 81% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais