Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A invasão da Ucrânia pelas forças militares russas foi o tema em destaque nas notícias de Tv entre 21 e 27 de fevereiro de 2022, segundo os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
2 março 2022
placeholder

A agressão da Rússia à Ucrânia e a ameaça aos países da NATO esteve em destaque na última semana. A progressão das forças russas perante a resistência das forças ucranianas e a resposta do Ocidente sob a forma de sanções económicas foram tema em discussão, isto enquanto se procura uma solução que permita evitar a escalada da guerra na Europa. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 792 notícias e 40 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 14 horas de emissão e 303 notícias emitidas.

Outro dos temas em destaque na última semana, foi a situação de seca extrema em quase todo o território nacional. A limitação do uso da água para a geração de energia eléctrica e a defesa das reservas existentes para o abastecimento das populações foram algumas das medidas já implementadas pelo governo. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 71 notícias e 2 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com quase 1 hora de emissão e 23 notícias emitidas.

O futebol português esteve igualmente em destaque na última semana. O Benfica empatou com o Ajax dos Países Baixos, deixando em aberto a decisão de quem segue para a próxima eliminatória da Liga dos Campeões. O FC Porto e o SC Braga seguem para os oitavos-de-final da Liga Europa depois de vencerem respectivamente, a Lázio de Roma e o Sherif da Moldávia. Na liga Bwin, o Porto e o Sporting empataram e permitiram a aproximação do Benfica, que venceu o Vitória de Guimarães no Estádio da Luz. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 50 notícias e mais de 1 hora de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com meia hora de emissão e 23 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana o destaque foi para a invasão da Ucrânia pelas forças russas. A evolução da situação no terreno e a resposta do ocidente à agressão russa foram os destaques ao longo da semana. O tema representou 93% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais