Penedono, Vinhais e Valpaços com maior número de empresas por 100 habitantes
Penedono, Vinhais e Valpaços com maior número de empresas por 100 habitantes
placeholder
A Marktest lançou uma nova atualização da aplicação web Municípios Online, que permite conhecer os concelhos portugueses e a sua comparação entre si. Conheça os dados das empresas e pessoal ao serviço
Grupo Marktest
19 julho 2022

A Marktest acaba de disponibilizar uma atualização da base de dados da aplicação Municípios Online.

Entre as variáveis atualizadas, destacamos os dados relativos ao número de empresas e pessoal ao serviço nas empresas, dados publicados recentemente pelo INE para o ano 2020.

Estes dados do INE, atualizados nesta aplicação e no sistema de geomarketing Sales Index, revelam que, em 2020, eram 1 milhão e 301 mil o número de empresas existentes em Portugal, um valor 1.3% inferior ao registado em 2019.

Em termos concelhios, e ainda que Lisboa seja o concelho com maior número de empresas, considerando o total da população, observa-se que os concelhos da região Norte, Penedono, Vinhais e Valpaços são aqueles com maior número de empresas por 100 habitantes (mais de 25).

No que respeita ao pessoal ao serviço nas empresas, em 2020, contabilizaram-se 4 milhões e 140 mil trabalhadores, um valor também inferior a 2019 (-2%).

placeholder

Os dados do pessoal ao serviço por setor de atividade revelam que, em 2020, 67.4% pertencia ao Sector terciário, 27.5% ao secundário e apenas 5% ao sector primário.

placeholder

O sector primário é ainda aquele que tem maior peso em 25 dos 308 concelhos do país, com especial destaque para o concelho de Vinhais, com 70.1% da sua população a trabalhar ao serviço deste sector. Já o sector secundário apresenta um peso acima de 25% em 16 concelhos, principalmente nos de Felgueiras e Paços de Ferreira, onde este sector representa respetivamente 28.5% e 28.4% das pessoas ao serviço. O sector terciário é o mais relevante nos restantes 260 concelhos, destacando-se Lisboa, onde 93% do pessoal ao serviço se encontra neste sector de atividade.

Os dados estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index, que a Marktest desenvolve desde 1992 e na sua aplicação web Municípios Online. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação de geomarketing ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais