Em 10 anos, bancos reduzem número de balcões em 40%
Em 10 anos, bancos reduzem número de balcões em 40%
placeholder
Segundo dos dados da Associação Portuguesa de Bancos, disponíveis na versão atualizada do sistema de geomarketing Sales Index da Marktest, as dependências bancárias existentes em 2021 eram 44% menos do que o registado 10 anos antes.
Grupo Marktest
4 outubro 2022
A Marktest disponibilizou uma versão atualizada do seu sistema de geomarketing Sales Index.

Nesta versão, destacamos a atualização, dos dados relativos aos Incêndios Florestais e o tema da Cultura, onde foram atualizados os dados dos Espetáculos (Recintos, Salas e Lugares). Esta informação tem como fonte o INE.

Os dados relativos à Captação e Distribuição de Água, Águas Residuais e Indicadores do Ambiente foram também atualizados.

No tema da Demografia, destaque para a atualização de alguns Indicadores e População Estrangeira, por nacionalidade.

No tema do Emprego foi atualizada a informação relativa aos trabalhadores por conta de outrem (TCO), bem como os ganhos médios mensais dos TCO.

A atividade Multibanco e os dados relativos aos terminais de pagamento automático estão também atualizados.

Destaque ainda para a atualização dos dados dos resultados dos exames nacionais do ensino Secundário (ano letivo 2021/2022), no tema Ensino.

Destacamos também a atualização dos dados das Finanças Locais (transferências FEF para freguesias), Pontos de Venda de Telemóveis e Número de Parafarmácias – dados atualizados por freguesia.

Destacamos ainda os dados da Atividade Financeira, nomeadamente o Número de Dependências Bancárias, por concelho, cuja fonte é a Associação Portuguesa de Bancos.

De acordo Associação Portuguesa de Bancos, em 2021, existiam em Portugal um total de 3522 dependências bancárias de 22 instituições.

Nas últimas duas décadas, o número de dependências registou uma tendência sempre crescente até 2011, apenas interrompida nos anos 2001 e 2002, que registaram pequenos decréscimos.

Em 2011 observou-se um máximo de 6297 dependências bancárias, ano a partir do qual se têm registado sucessivos decréscimos.

De facto, em 2021 o número de dependências bancárias existente (3522) correspondia a menos 2775 dependências bancária comparativamente a 2011, o que significa um decréscimo de 44% no espaço de 10 anos.

Com 340 dependências, o concelho de Lisboa concentra 9.7% dos balcões de bancos, seguido do concelho de Porto, com 140 e Sintra, com 75. Cascais e Vila Nova de Gaia, ambos com 59 balcões encerram o top 5 de concelhos com maior número de dependências bancárias. É ainda de salientar que cerca de um quinto (19.1%) das dependências bancárias do país estão concentradas nestes cinco concelhos.

Entre 2011 e 2021 o número de dependências bancária apenas subiu nos concelhos de Estremoz, Oliveira do Hospital (ambos de 10 para 11) e no concelho de Velas (de 4 para 5). Neste período, o número de dependências bancárias manteve-se em 35 concelhos e nos restantes observou-se uma diminuição. A quebra mais acentuada registou-se no concelho de Lisboa que perdeu 334 dependências em 10 anos.

Os dados estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index, que a Marktest desenvolve desde 1992. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação.

Para mais informações acerca deste tema, contacte-nos.

Arquivo de notícias

Clipping

  • Bendito jogo

    3 dezembro 2022

    TV 7 DIAS, PRINCIPAL

    pag. 82

    Pedro Vilela

ver mais
Em Agenda ver mais