MBWay é a forma de pagamento de compras online que mais cresce em Portugal
MBWay é a forma de pagamento de compras online que mais cresce em Portugal
placeholder
A segunda vaga de 2022 do Barómetro E-commerce, da Marktest, revela que cerca de 3,3 milhões de portugueses utilizam o MBWay como forma de pagamento de compras online.
Grupo Marktest
7 março 2023

placeholder

De acordo com os dados da segunda vaga de 2022 do Barómetro e-Commerce, da Marktest, o MBWay foi a forma de pagamento de compras online que conquistou mais utilizadores em Portugal ao longo do último ano. Segundo este estudo, são já quase 3,3 milhões os portugueses que dizem recorrer a esta tecnologia para pagar as suas compras em lojas virtuais, o que representa um acréscimo de mais de 600 mil utilizadores desde o final de 2021.

Apesar deste crescimento, o pagamento por Multibanco ou Referência Multibanco continua a ser a forma mais comum de pagamento no comércio online em Portugal, com um universo de utilizadores na ordem dos 3,9 milhões, mais 180 mil, aproximadamente, do que os que usavam este modelo de pagamento em 2021.

Com o crescimento registado em 2022, o MBWay cimentou a segunda posição no ranking de modalidades de pagamento mais usadas no comércio online em Portugal, superando o pagamento por Cartão de Débito ou Crédito, utilizado por cerca de 3,2 milhões de portugueses. Nas posições seguintes surgem o PayPal (1,8 milhões), a Transferência bancária (1,6 milhões) e os Cartões Online como o MBNet ou a Revolut (1,3 milhões).

O estudo da Marktest inquiriu também os portugueses sobre a modalidade de pagamento que preferem, independentemente daquela que mais usam. E as respostas neste critério acabam por sustentar o crescimento do MBWay: esta foi a forma de pagamento mais indicada como a preferida, atingindo um universo de cerca de 1,6 milhões de portugueses. O Top3 de preferências ficou completo com o Multibanco ou Referência Multibanco (cerca de 1 milhão) e com a Paypal (635 mil).

Nota ainda para o crescimento que plataformas bancárias como a Apple Pay, a Google Pay ou a 3x 4x Oney tiveram ao longo do último ano, apresentando já valores na ordem dos 240 mil, 169 mil e 129 mil utilizadores, respetivamente, para o pagamento de comércio online em Portugal.

O Barómetro e-Commerce é um estudo regular de comércio eletrónico lançado em 2021 pela Marktest, para identificar e caracterizar os comportamentos dos portugueses relativamente a este canal de comércio de produtos e serviços a particulares. O estudo faz um levantamento global, e também do período mais recente, relativamente a tipos de compras de bens e serviços, as lojas utilizadas, os meios de pagamentos, as preferências, a avaliação de qualidade e o grau de satisfação, sendo realizado com uma amostra de 6000 entrevistas, ao universo de residentes, em Portugal com 15+ anos.

Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • MRMW Europe - Innovation - Inspiration - Insights

    O MRMW (Market Research in the Mobile World) é um evento de nível global, dedicado aos estudos de mercado. Em abril de 2024 o evento decorre em Singapura.

    17 a 18 de abril de 2024

    Merlien Institute

    Singapura

    jens@merlien.org

  • 40 years Futurizing - Congresso APDC

    No ano em que a APDC comemora 40 anos, serão destacados os contributos dados por esta Associação às Tecnologias de Informação e Comunicação e para os Média em Portugal.

    14 a 15 de maio de 2024

    APDC-Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações

    Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, Lisboa

    geral@apdc.pt