Generalistas privilegiam divertimento
Generalistas privilegiam divertimento
placeholder
No primeiro trimestre do ano, um em cada três minutos de programação oferecida pela RTP1, RTP2, SIC e TVI foi de divertimento.
Grupo Marktest
9 maio 2023

placeholder Uma análise dos dados da MediaMonitor relativos à tipologia de programas emitidos pela RTP1, RTP2, SIC e TVI entre janeiro e março de 2023 permite verificar como o divertimento lidera a oferta programática destes canais.

Neste período, um em cada três minutos de emissão foi relativo a programas de divertimento, que representaram 33.7% da oferta total, não considerando o tempo dedicado à publicidade.

Os programas de informação foram os segundos mais frequentes, tendo ocupado 20.8% da grelha. Foram seguidos pela ficção, que representou 17.5% da oferta. A cultura geral representou 12.8% do tempo de emissão destes canais e os outros tipos de programas 15.1%.

Estes pesos foram diferentes entre os 4 canais, tendo sido a RTP2 o canal com a grelha mais diversa, com um terço de programas de cultura geral e 27% de juventude.

Os dados da MediaMonitor mostram ainda que a RTP1 foi o canal que ofereceu mais informação, representando 39% desta tipologia. A RTP2 garantiu 93% da programação artística e 89% da programação para juventude, enquanto a SIC respondeu por 34% do divertimento e a TVI por 32% da ficção.

Esta análise foi realizada com recurso ao software YumiAnalytics Desktop da MediaMonitor, com a base de dados CAEM-TV, para o período compreendido entre 1 de janeiro e 31 de março de 2023 e não considera o tempo de emissão de publicidade. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Esta notícia foi corrigida no dia 10 de maio de 2023.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • 4A's MPF

    O 4A's Management Practitioners Forum (MPF) é uma conferência exclusiva para membros, destinada a líderes de agências independentes.

    4 a 5 de junho de 2024

    American Association of Advertising Agencies

    Chicago, EUA

    gwalker@4as.org

  • Q2024

    Esta conferência tem como tema "Estatísticas Oficiais como Pilar da Democracia"

    4 a 7 de junho de 2024

    INE e Eurostat

    Centro de Congressos do Estoril, Estoril

    q2024@leading.pt