Marcas de automóveis reduzem 34% da sua rede
Marcas de automóveis reduzem 34% da sua rede
placeholder
De acordo com informação recolhida pela Marktest e disponível no seu sistema de informação Sales Index, nos últimos 15 anos, as marcas de automóveis reduziram em 34% a sua rede de vendas.
Grupo Marktest
16 maio 2023

Segundo os dados recolhidos pela Marktest, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, em 2022 existiam um total de 968 pontos de venda de automóveis (stands), menos 508 do que há 15 anos.

Estes valores mostram um decréscimo de 34% na rede das marcas de automóveis a operar em Portugal, que passaram de 1476 para 968 pontos de venda.

Nestes 15 anos, apenas 5 marcas têm hoje uma rede de vendas superior à que possuíam em 2007: Smart, Jeep, Kia, Mercedes e Hyundai. A Smart liderou este crescimento, com mais 55% de pontos de venda do que há 15 anos. A Jeep aumentou 31%, a Kia 19%, a Mercedes 7% e a Hyundai 2%.

Todas as outras 21 marcas analisadas registaram perdas, sendo mais expressivas na Suzuki, com menos 67% de pontos de venda. Alfa Romeo, Seat e Opel também baixaram mais de 50% a sua rede.

Em termos regionais, o decréscimo foi observado em todo o país, com Lisboa e Porto a perderem o maior número de pontos de venda automóvel (96 e 62, respetivamente), seguidos de Vila Franca de Xira, Tomar e Covilhã.

Contrariando a tendência geral, Guimarães, Palmela e Loures têm hoje mais pontos de venda automóvel do que há 15 anos, assim como 13 outros concelhos do país. Em 174 concelhos não se verificou qualquer alteração face a 2007, enquanto em 118 este número baixou no período em análise.

Os dados estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index, que a Marktest desenvolve desde 1992 e na sua aplicação web Municípios Online. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação de geomarketing ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais