Porto lidera investimento camarário em desporto
Porto lidera investimento camarário em desporto
placeholder
De acordo com os dados do INE, disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, a Câmara Municipal do Porto foi aquela que mais gastou em atividades culturais relacionadas com Jogos e Desportos no ano 2022.
Grupo Marktest
2 abril 2024

No dia 6 de abril assinala-se o Dia Internacional do Desporto, motivo para uma análise sobre o tema com base em informação do INE disponível no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online.

De acordo com estes dados, no ano 2022, os municípios nacionais investiram um total de 367,7 milhões de euros em atividades culturais relacionas com jogos e desporto. Este valor está 2% acima do registado em 2022 e é o mais elevado desde 2005, quando se observou um máximo de 387 milhões de euros. Depois dessa data, o valor baixou gradualmente até um mínimo de 215 milhões em 2014, altura a partir da qual iniciou novo crescimento.

Nos últimos 20 anos, embora as despesas das câmaras em cultura tenham aumentado 24%, as relacionadas com jogos e deporto apenas cresceram 2%, o que significa que o peso destas despesas baixou no período em análise. De facto, em 2002 as despesas em jogos e desporto representavam 47% das despesas culturais dos municípios e em 2022 representam cerca de 39%.

Porto foi o concelho que, em 2022, liderou estas despesas, com um investimento de 14 milhões de euros em jogos e desporto, o que corresponde a 4% do total nacional. Loulé, com 11,6 milhões de euros, ocupou a segunda posição, com 3% do total. Seguiram-se os concelhos de Seixal, Lisboa e Maia. Em conjunto, estas 5 câmaras foram responsáveis por 14% do investimento municipal em jogos e desporto.

Em 84 concelhos as despesas em jogos e deporto representaram mais de metade do investimento cultural dos municípios, liderado por Paços de Ferreira, onde tiveram um peso de 88% do total. Em Santa Cruz da Graciosa, Mesão Frio, Montemor-o-Velho e Calheta (Região Autónoma dos Açores) também representaram mais de 75% dos gastos em cultura.

Pelo contrário, em Porto Santo, Elvas, Barrancos, Santa Cruz ou Lajes das Flores não atingiram 7% do total de despesas culturais das câmaras municipais.

Os dados estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index, que a Marktest desenvolve desde 1992 e na sua aplicação web Municípios Online. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação de geomarketing ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais