3,8 milhões de acessos residenciais em banda larga
3,8 milhões de acessos residenciais em banda larga
placeholder
Segundo os dados da Anacom, existiam em Portugal 3,8 milhões de acessos residenciais em banda larga.
Grupo Marktest
27 agosto 2024

placeholder De acordo com os dados de 2022 relativos aos acessos à Internet em banda larga em local fixo, existiam em Portugal cerca de 4,5 milhões de acessos. Esta informação é produzida pela ANACOM, publicada pelo INE e disponibilizada pela Marktest no sistema de geomarketing Sales Index e na sua aplicação web Municípios Online.

Do total de acessos em banda larga, 3,8 milhões são residenciais e 697 mil são não residenciais.

O número de acessos residenciais tem crescido sistematicamente desde 2015, estando hoje 41% acima do valor observado naquela data.

Lisboa é o concelho com maior número de acessos residenciais, representando 6.6% do total nacional. Sintra, com 4.1%, Vila Nova de Gaia, com 3.0%, Porto, com 2.7% e Cascais, com 2.4%, completam a lista dos cinco concelhos com mais acessos residenciais de Internet de banda larga. Em conjunto, estes cinco concelhos representam 18.7% do total de acessos do país.

Cruzando esta informação com o número de alojamentos familiares (fornecido pelos Censos 2021, do INE), observamos um ranking diferente, em que Seixal é o concelho com maior proporção entre o número de acessos em banda larga e o número de alojamentos familiares: 85 acessos por 100 alojamentos, o mesmo valor observado em Ponta Delgada.

Com 84 acessos por 100 alojamentos está Lagoa (Região Autónoma dos Açores) e com 83 acessos por 100 alojamentos estão Sintra, Oeiras e Odivelas. Em sentido oposto, Sabugal é o concelho com menor proporção de acessos residenciais de Internet em banda larga por alojamento familiar: 15 por 100 alojamentos.

Nos concelhos de Alcoutim, Vimioso, Idanha-a-Nova, Penamacor, Mêda, Pampilhosa da Serra e Montalegre esta proporção não atinge os 20 acessos por 100 alojamentos familiares.

Os dados desta análise estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index, que a Marktest desenvolve desde 1992 e na sua aplicação web Municípios Online. Contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais