Seixal, Valongo, Maia e Vizela triplicam número de idosos
Seixal, Valongo, Maia e Vizela triplicam número de idosos
placeholder
Comemora-se a 1 de outubro o Dia Internacional do Idoso, pretexto para conhecer as regiões do país com maior envelhecimento nos últimos 30 anos.
Grupo Marktest
1 outubro 2024

O Dia Internacional do Idoso foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. A informação do INE disponível no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online permite caracterizar o país quanto ao seu envelhecimento nos últimos 30 anos.

Nas últimas 3 décadas o número de residentes em Portugal com 65 ou mais anos quase duplicou, passando de 1,4 milhões em 1993 para 2,6 milhões em 2023, o que significa um acréscimo de mais 1,1 milhões de idosos, mais 77%.

Este crescimento da população mais idosa não foi, contudo, idêntico em todo o país. Os concelhos de Seixal, Valongo, Maia e Vizela viram o número de idosos mais do que triplicar neste período e em Paços de Ferreira e Trofa também quase triplicou esse número.

Em Braga, Sesimbra, São João da Madeira e Matosinhos a população idosa aumentou mais de 2,8 vezes e em 52 outros concelhos mais do que duplicou. Em 203 concelhos também se registaram aumentos no número de idosos, tendo sido os concelhos de Arraiolos, São Roque do Pico, Lajes do Pico e Redondo os que tiveram menos variação neste período.

Em sentido oposto, o número de idosos baixou nos restantes 43 concelhos, tendo esta quebra sido maior em termos relativos nos concelhos de Alcoutim, Barrancos, Idanha-a-Nova, Nisa e Gavião.

Quanto às regiões NUT2, as suas pirâmides etárias não deixam muitas dúvidas. Entre os últimos dois Censos observou-se um envelhecimento em todas as regiões.

Esta análise foi realizada com base em informação disponível no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais