Instagram passa a rede social que os portugueses usam com mais frequência
Instagram passa a rede social que os portugueses usam com mais frequência
placeholder
Embora o Facebook continue a ser a rede social com mais perfis criados em Portugal, o Instagram é agora a rede principal, de acordo com a edição de 2024 do estudo Os Portugueses e as Redes Sociais.
Grupo Marktest
1 outubro 2024

O Instagram passou a ser a rede social mais utilizada em Portugal. De acordo com a edição de 2024 do estudo Os Portugueses e as Redes Sociais, produzido pela Marktest desde 2011, o Instagram foi a mais referida (34,2%) entre as redes sociais a que os portugueses acedem com maior frequência, destronando pela primeira vez o Facebook neste critério.

A rede criada por Mark Zuckerberg foi também ultrapassada pelo WhatsApp, que subiu este ano para o segundo lugar, com 27,2% de referências como rede a que os portugueses mais vezes acedem. Já o Facebook não foi além dos 20,9% de referências, caindo da primeira para a terceira posição.

Os resultados do estudo mostram ainda que o Facebook continua, ainda assim, a ser a rede social com maior penetração em Portugal: quase 90% dos portugueses que utilizam redes sociais tem conta criada no Facebook. Nas posições seguintes surgem o WhatsApp (88,3%) e o Instagram (82,1%).

Em breve teremos resultados atualizados deste estudo para o ano 2024. Esteja atento e contacte-nos para mais informações.

Os Portugueses e as Redes Sociais é um estudo realizado pela Marktest desde 2011, com o objetivo de conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais. Em 2024, a informação foi recolhida através de entrevistas online, realizadas entre os dias 5 e 23 de julho de 2024, tendo por base um questionário de autopreenchimento. A amostra foi constituída por 803 entrevistas a indivíduos entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental e utilizadores de redes sociais. Este universo é estimado pelo estudo Bareme Internet da Marktest em 5 432 mil indivíduos.

Alguns resultados do estudo estão também disponíveis na análise Redes Sociais - Tendências 2014-2024, integrada na plataforma YumiAnalytics web desenvolvida pela Markdata e TWA, empresas do Grupo Marktest.

Aceda à página deste estudo e consulte o folheto de apresentação deste estudo onde encontra mais detalhe sobre as áreas temáticas abordadas e contacte-nos para mais informações sobre este estudo.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais