Aumenta o número de fumadores
Aumenta o número de fumadores
placeholder
Aproximando-se o Dia Mundial do Não Fumador (celebrado a 31 de maio), a Marktest, com base nos dados do estudo TGI, realizou uma análise dos hábitos tabágicos em Portugal.
Grupo Marktest
27 maio 2025

placeholder O estudo TGI da Marktest quantifica, na vaga global de 2023, em 1 278 mil o número de indivíduos que fumaram cigarros nos últimos 12 meses, o que representa 17.9% dos residentes no Continente entre os 18 e os 74 anos.

Desde 2017, a tendência do número de indivíduos que fumaram cigarros nos últimos 12 meses, tem sido de decréscimo, embora se tenha registado um aumento em 2020 (período marcado pela pandemia de COVID-19). A partir desse ano é retomada a tendência decrescente até 2022, onde se regista o valor mais baixo da série analisada. Contudo, em 2023, a percentagem dos que fumaram cigarros nos últimos 12 meses voltou a subir para valores próximos de 2020.

Tal como analisámos em 2024, este hábito apresenta diferenças significativas entre os dois sexos, com 24.3% dos homens a mencionar ter fumado, enquanto entre as mulheres não ultrapassa os 11.9%.

Entre as várias idades há também diferenças relevantes, sendo junto dos mais jovens (18 a 24 anos) que este hábito tem maior penetração: 26.7%. Em sentido oposto, entre os mais velhos (65 a 74 anos) este hábito é assumido apenas por 8.0%.

Entre as regiões, os valores mais altos são observados no Grande Porto, com 26.1%. Já entre as classes sociais, os valores mais elevados são encontrados junto dos indivíduos das classes Média Baixa e Baixa (18.3%).

Os dados e análises apresentadas fazem parte do estudo TGI, propriedade intelectual da Kantar Media, e do qual a Marktest detém a licença de exploração em Portugal, é um estudo único que num mesmo momento recolhe informação para 17 grandes sectores de mercado, 280 categorias de produtos e serviços e mais de 3000 marcas proporcionando assim um conhecimento aprofundado sobre os portugueses e face aos seus consumos, marcas, hobbies, Lifestyle e consumo de meios.

Presente em mais de 60 países nos 5 Continentes, o TGI poderá ainda caracterizar mercados internacionais com vista ao conhecimento dos consumidores além fronteiras.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais