Regiões Marktest: Interior Norte

O Interior Norte é uma região composta por 121 concelhos, onde residem 19.7% dos indivíduos do Continente, num total superior a 2,2 milhões em 2001 (INE, Censos 2001, resultados provisórios).

A estrutura etária do Interior Norte, sendo composta mioritariamente por indivíduos entre os 25 e os 64 anos (49.8%, face aos 53.4% do Continente), é das regiões que maior peso tem de indivíduos com 65 ou mais anos (19.1%, face aos 16.6% do Continente). Os indivíduos até aos 24 anos representam 31% do total da região, um pouco acima da média do Continente, que se situa nos 30%.

A região concentra 16% do poder de compra do Continente, mas é aquela que apresenta o menor valor médio por concelho (1.34‰ face à média de 3.64‰).

Pela análise de alguns indicadores de estilos de vida e consumo da população da região, apercebemo-nos de diferenças importantes relativamente à média do Continente. De facto, apesar de a posse de casa própria na região ser superior à média, nos restantes indicadores seleccionados vemos taxas sempre abaixo daquele valor de referência.

Os indicadores ligados às novas tecnologias, como a utilização de telemóvel, posse de computador no lar ou utilização de Internet são os que apresentam maiores diferenças em relação à média, facto a que não será alheio a referida estrutura populacional mais envelhecida que a média.

A taxa de bancarização, bem como o recurso ao crédito à habitação ou o usufruto de férias no último ano situam-se também abaixo da média do Continente. O crédito ao consumo está em linha com a média e a posse de automóvel um pouco abaixo deste valor.



Clique na Região que quer conhecer



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais