Painel de Serviços Marktest

A Marktest iniciou em 2001 a implementação de um painel de lares cujo objectivo é o de conhecer de forma contínua o consumo de serviços prestados ao lar.

O painel é representativo dos lares de Portugal Continental e é constituído por uma amostra de 1000 lares, estratificada por regiões Marktest, classe social e dimensão do agregado familiar.

A recolha de informação é realizada pelo envio de facturas detalhadas dos serviços e pelo preenchimento de um questionário, que é remetido, tal como as facturas, por via postal.

Foi desenvolvido um sistema de bonificação dos painelistas, que permite premiar a sua colaboração e permanência no painel. O sistema de acompanhamento do painel garante, entretanto, uma renovação completa ao fim de quatro anos, já que a taxa de rotatividade anual é de 25%.

Preparado para monitorizar o consumo no lar dos serviços de rede fixa, rede móvel, TV por cabo, Internet, Electricidade, Água e Combustíveis, o Painel apresentou os seus primeiros resultados (rede fixa) em Setembro de 2001.

De acordo com alguns dos dados disponíveis, podemos dizer que em Março de 2002:

  • 26.7% dos lares da Grande Lisboa acederam à Internet através da rede fixa, percentagem que sobe para os 29.1% no Grande Porto.
  • Nestas duas regiões, metade dos gastos dos lares com a rede fixa corresponde ao valor da assinatura mensal da Portugal Telecom.
  • 73.7% dos lares realizam chamadas da rede fixa a partir do lar para a rede móvel. Estas chamadas representam 42% do valor total das chamadas da rede fixa e apenas 9% do tempo total de conversação.
  • Em Março deste ano, as novas operadoras da rede fixa estavam presentes em 15% dos lares da Grande Lisboa.
  • As mulheres são mais fiéis às marcas de gasolina que consomem do que os homens. Em Dezembro de 2001, 20% dos consumidores do sexo feminino consumiram mais do que uma marca de combustível para automóvel, contra 40% do sexo masculino.

O Painel de Serviços da Marktest está assim preparado para fornecer informação de forma a acompanhar a evolução dos consumos dos serviços no lar, tanto no que diz respeito ao valor, como ao volume consumido em cada mercado, assim como na partilha das marcas.

É também uma excelente ferramenta de acompanhamento e análise do mercado quando existem lançamentos de novos produtos, serviços ou segmentos: analisar até que ponto é que o consumidor experimentou os novos produtos e se continuou a utilizá-los depois disso.



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais