Marktest lança Barómetro Distribuição

De acordo com os primeiros resultados do novo estudo da Marktest, Barómetro Distribuição, a marca Continente é marca mais forte de entre as marcas das insígnias de distribuição moderna.

Grupo Marktest,  6 março 2007

A Marktest está a desenvolver um novo projecto regular o “Barómetro de Distribuição” para caracterizar de forma abrangente e multifacetada a distribuição moderna em Portugal. De acordo com os primeiros resultados desse estudo, já recolhidos em 2007, a marca Continente é marca mais forte de entre as marcas das insígnias de distribuição moderna.

O ranking de “força” das marcas foi estabelecido tendo em atenção a notoriedade e a envolvência dos consumidores com as marcas tal como se mostra no quadro seguinte:

Top of mind: Marca referida em primeiro lugar.

Notoriedade espontânea: Totalidade das referências espontâneas à marca incluindo a primeira referência

Envolvência: Percentagem de entrevistados que declarou conhecer “muito bem” a marca
Força da marca: Corresponde à soma dos indicadores “top of mind” e “envolvência”



A clientela das insígnias de distribuição moderna

De acordo com os primeiros resultados do ”Barómetro de Distribuição”, já recolhidos em 2007, a marca Lidl é a insignia que tem uma base mais alargada de clientes habituais. Mas as Insígnias que os clientes visitam com mais frequência são o Intermarché/Ecomarché, o Modelo e o Continente.

Só 16% dos clientes do Lidl a elegem como a insígnia da sua preferência, como se pode ver no quadro seguinte. Intermarché/Ecomarché, Modelo e Continente apresentam os melhores índices de preferência.

Base clientes: Percentagem de entrevistados que referem que “costuma ” fazer compras em cada insígnia.

Primeira opção: Percentagem de entrevistados que indica a insígnia como sendo aquela a que vai com mais frequência.

Indice de preferência: Percentagem dos clientes de uma loja que a escolhem como primeira opção.


Ficha Técnica:

Universo: Indivíduos com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos residentes em Portugal Continental.

Amostra: 1008 entrevistas a Indivíduos com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos residentes em Portugal Continental.

Recolha da Informação: A recolha da informação foi efectuada através do método da entrevista telefónica com recurso ao Sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interview). Foi utilizado um questionário estruturado contendo perguntas fechadas e abertas.

A recolha da informação decorreu entre os dias 24 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 2007 e foi realizada nos escritórios da Marktest em Lisboa. Trabalharam neste estudo um total de 52 entrevistadores da Marktest, formados para a condução deste tipo de inquéritos telefónicos e que receberam um treino específico para a realização deste estudo.

Modo de Selecção: A selecção dos lares a serem contactados foi efectuada aleatoriamente, a partir da base de telefones residenciais disponíveis nas diferentes regiões. A selecção dos entrevistados, um em cada lar, foi efectuada através do método de quotas tendo em consideração as seguintes variáveis : sexo, idade e região do entrevistado.

Consulte regularmente o Dossier Distribuição onde esta e outras análises estarão regularmente disponíveis e contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Esta análise foi corrigida no dia 8 de Março de 2007.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais