Famílias portuguesas gastam menos por compra realizada

Grupo Marktest,  13 abril 2006

No último trimestre de 2005, o gasto médio mensal por família em bens de consumo corrente para o lar aumentou, em média, cerca de cinco euros e meio face a igual período de 2004, mas o gasto médio por compra baixou três euros, de acordo com os resultados do MRI - Marktest Retail Index.

Os dados do MRI - Marktest Retail Index, indicam assim que, no último trimestre de 2005, se observou um aumento no número de vezes que as famílias foram às compras, comparativamente ao trimestre homólogo do ano anterior, uma vez que se observou um maior gasto mensal e um menor gasto médio por compra.

Observando os canais do universo de distribuição Marktest, foi na Grande Distribuição que o valor médio mensal gasto por lar mais aumentou, pois, em média, cada lar gastou mais 14 euros por mês no último trimestre de 2005 do que em igual período de 2004, apesar de, em média, cada lar ter dispendido menos três euros em cada compra realizada.

Uma vez que a Grande Distribuição agrega tipologias de lojas que se posicionam em segmentos de mercado muito divergentes mas com forte concorrência, torna-se pertinente uma análise mais pormenorizada deste canal do universo Marktest, composto por hipermercados, supermercados e lojas 'discount'.

O valor médio por compra baixou em todos os tipos de loja da Grande Distribuição em análise no último trimestre de 2005, comparativamente com o período homólogo do ano anterior. Mas, foi o hipermercado que viu este valor decrescer mais - em média, menos 8,40 € por compra. Do lado oposto, a loja 'discount' foi a que apresentou menor decréscimo neste indicador, visto que em média, por compra, as famílias gastaram menos 70 cêntimos nesta loja, o que correspondeu a uma variação de menos 3,9 por cento entre os períodos homólogos em análise.

Esta análise tem como base informação do estudo Marktest Retail Index, que mensalmente recolhe junto de um painel de 3000 famílias do Continente todas as informações que permitem caracterizar o seu comportamento relativamente às compras. Contacte-nos se pretende obter mais informações sobre este estudo.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Marketing em Debate

    Tendo como base a discussão do Marketing em 2020, esta conferência integra três temas: A perspetiva das agências de meios, a perspetiva das agências criativas e a perspetiva das marcas. Este evento encerrará com a entrega dos prémios Marketing M&P.

    17 de janeiro de 2020

    Meios & Publicidade

    Central Tejo, Lisboa

    talbuquerque@meiosepublicidade.pt

  • Cascais Marketing Summit

    De acordo com a organização, este evento tem como principal objetivo a discussão das novas fronteiras do Marketing e de como este setor poderá enfrentar com sucesso os desafios colocados.

    22 de janeiro de 2020

    Lisbon Awards Group

    Centro de Congressos do Estoril

    info@lisbonawardsgroup.com