A Internet e as Classes Sociais

placeholderO uso da internet generalizou-se junto dos portugueses e é hoje em dia impossível fugir-lhe. Em casa ou no trabalho, os portugueses são confrontados com esta gigantesca rede que permite estar em contacto com o mundo inteiro à distância de um click.

Analisámos assim o uso da Internet por classes sociais, com o objectivo de apurar as diferenças mais relevantes (caso existissem) de frequência de sites entre as várias classes sociais. Esta análise foi feita para o primeiro trimestre de 2003 (que abrange as semanas compreendidas entre 30 de Dezembro de 2002 e 2 de Março de 2003).

As conclusões a que chegámos foi que em todas as classes sociais analisadas o Sapo é o primeiro domínio no ranking. Os restantes domínios mais frequentados pelas diferentes classes sociais são sites de webmail, como o msn, o clix e o iol. O site da Microsoft também aparece como um dos mais frequentes.

Nas classes Alta e Média Alta, aparece em 5º lugar do ranking o google.com - um dos mais conhecidos sites de pesquisa na Internet. Nas classes Média, Média Baixa e Baixa, o google aparece em 7º lugar do ranking, sendo superado por sites como o passport ou o terravista. O iol.pt, presente no top cinco para as restantes classes sociais, está ausente nos primeiros lugares mais visitados pela classe A/B.

Nos quadros seguintes pode-se avaliar o comportamento das diferentes classes face aos sites que têm maior número de Utilizadores Únicos.

placeholder

As Classes A/B têm cerca de 585 800 Utilizadores Únicos, que perfazem mais de 272 mil Sessões Diárias (em média). Estes números são ligeiramente inferiores nas classes C1 e C2/D, que têm respectivamente 445 800 e 303 900 Utilizadores Únicos.

O Sapo, em termos de número de sessões médias diárias, garante 31.95% das sessões diárias dos indivíduos das Classes A/B; 27.29% das sessões da classe C1 e 34.64% das sessões diárias dos indivíduos das classes C2/D.

Uma das diferenças importantes entre as várias classes sociais diz respeito ao número médio diário de sessões, muito superior junto da classe A/B. Neste target, o tempo médio por sessão é ligeiramente inferior, um indicador de que estes indivíduos acedem mais vezes por dia à internet do que indivíduos das outras classes sociais, mas dedicam-lhe em média menos tempo por sessão. O contrário se passa na classe C2/D, que regista menos sessões diárias e maior duração média da sessão.

Esta análise foi efectuada com base no software e-netpanel.com da Marktest.

Nota: Classe A/B: alta/média alta; Classe C1: média; Classe C2/D: média baixa /baixa.

Para uma caracterização detalhada de cada classe social, consulte a análise que temos disponível para aquisição aqui.



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais