Índice de Expectativa

O índice de expectativa apresentou novo decréscimo, chegando ao mês de Novembro com um valor geral de 33 pontos. São os dados apresentados pelo Barómetro Politico Marktest/DN/TSF.

Observando o gráfico, verifica-se que a população feminina apresenta alguma estabilidade no valor deste índice, comparativamente a Outubro, e é na população masculina onde se verifica maior quebra na expectativa.

placeholder

Em termos de idade, a população mais jovem (entre os 18 e os 34 anos) continua a ser a menos pessimista, com 39 pontos de índice. Ainda assim, foi neste grupo que se verificou maior quebra relativamente ao mês anterior.

A população mais idosa, contrariando a tendência geral, apresentou uma subida de 1.7 pontos, situando-se em Novembro nos 32 pontos. A população entre os 35 e os 54 anos foi assim, a mais pessimista no último mês, não ultrapassando os 28.8 pontos.

Quando se observa o índice de expectativa segunda a intenção de voto, encontram-se as maiores discrepâncias.

Os eleitores cuja intenção de voto é PSD permanecem muito mais optimistas do que aqueles cuja intenção de voto é PS(marcando estes últimos 33.1 pontos, no índice de expectativa). Apesar das oscilações, o índice de expectativa dos primeiros, permanece acima dos 50 pontos desde Março de 2003 situando-se agora nos 59.6 pontos, sinónimo de Optimismo Moderado.

Em termos de Região Marktest, verificaram algumas diferenças. Enquanto que a Grande Lisboa apresentou uma subida quase imperceptível (0.1 pontos), o Interior Norte viu o seu índice de expectativa subir para 40 pontos (o mais elevado de todas as regiões).

O Litoral Centro também subiu no índice de expectativa, embora menos significativamente situando-se nos 29.5 pontos.

Em sentido oposto está o Sul, onde se observou a maior quebra (12 pontos), com um índice de 25.7 pontos, a apenas 0.7 pontos do pessimismo acentuado.

As regiões do Litoral Norte e do Grande Porto, que já no mês anterior haviam apresentado valores aproximados, apresentam no mês de Novembro um índice de 32.7 e 31.3 pontos, respectivamente.

placeholder

O Barómetro Político Marktest/DN/TSF é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. Consulte aqui a Ficha Metodológica.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • DIGITAL MARKETING EUROPE 2026 7th EDITION

    Conferência internacional para marketers, criadores de conteúdo, analistas de informação e anunciantes. É um evento anual que reúne mais de 500 líderes de marketing, provenientes de mais de 200 empresas e representando mais de 15 sectores de atividade.

    14 a 16 de abril de 2026

    UAB DATA MINER

    Hotel Olissippo Oriente, Lisboa

    [email protected]

  • XXX Conferência Executive Digest

    A 30ª edição desta Conferência decorre sob o lema "Caminhos para um Portugal Extraordinário"

    15 de abril de 2026

    Executive Digest

    Culturgest, Lisboa

    [email protected]