Uma especialista fala de Insight
placeholder
Tamara Ingram
Presidente da Insight

O papel do técnico de estudos de mercado está a mudar: mais do que um simples analista, o técnico de estudos de mercado é por vezes chamado a fazer o diagnóstico sobre o comportamento dos produtos no mercado e a sugerir as opções para a definição e implementação de uma estratégia de marketing de sucesso. Na nova terminologia de estudos de mercado uma palavra está a instalar-se e a ganhar força: Insight.

Marktest.com procurou saber junto de especialistas o que é que significa o conceito de insight. Se algum dos nossos leitores desejar pode enviar contribuições para o tema.

Publicamos hoje a opinião de Tamara Ingram






Tamara Ingram é Presidente da Insight, Informação e Consultoria, Divisão do grupo Kantar, que reúne três empresas: The Henley Centre, Added Value and Fusion 5. Ela foi anteriormente presidente da Saatchi & Saatchi e presidente da McCann-Erickson no Reino Unido.

Tamara Ingram define de uma forma inequívoca o que entende por Insight.

Insight é uma forma diferente de olhar para o consumidor e descobrir o que é relevante para ele. O Insight pode surgir de repente de qualquer coisa que à primeira vista pode parecer trivial ou surpreendente. O que importa é que se encontre alguma coisa relevante e útil. É um conceito positivo que abre a mente para novas oportunidades de crescimento. Insight significa conhecimento mas isso não é tudo. Só tem valor se puder ser usado. Conhecendo o Insight nós podemos mudar os comportamentos.

O nosso principal papel é saber ouvir os insights. Muitas vezes as pessoas estão tão afectadas pelo conhecimento que tem das coisas, em resultado de experiências e preconceitos passados que não conseguem ouvir . É por isso fundamental saber ouvir o que os consumidores tem a dizer-nos sobre as marcas.

Qualquer metodologia é boa e nos pode ajudar a ouvir. Temos de perceber o modo como as pessoas vivem e como sentem, Não me preocupo com questões de amostragem e de representatividade. Prefiro falar com um grupo de pessoas que tem uma grande envolvência com uma marca do que com um grupo de pessoas que não estão familiarizados com ela. Podemos utilizar qualquer técnica como, por exemplo, etnografia, descodificação, semiótica, gestão de risco e todas elas podem ter um papel útil para descobrir o Insight.



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais