Apple é a mais inovadora

Grupo Marktest,  30 agosto 2005

De acordo com uma pesquisa da Boston Consulting Group (BCG), a Apple é a empresa que os executivos de topo consideram mais inovadora.

Num inquérito electrónico realizado entre Novembro de 2004 e Fevereiro de 2005 pela BCG a 940 executivos e gestores de topo, 24.8% deles afirmou que a Apple era a empresa mais inovadora.

A Apple ocupa assim o primeiro lugar desta tabela, subindo do quinto lugar do ano anterior e destronando a 3M, que desce à segunda posição, com 11.8% das referências.

Da lista das dez mais inovadoras constam ainda a Microsoft e a GE (ambas com 8.5%), a Sony, a Dell, a IBM, o Google, a P&G e a Nokia.

Segundo a BCG, estas empresas integram o top 10 porque todas partilham de três atributos chave:

  • Excelente market insight - os inovadores de topo têm a capacidade não apenas de perceber o que os seus clientes querem, mas também de ajudar a dar forma aos seus desejos.
  • Cultura organizacional que suporta a inovação - As melhores companhias, segundo estes executivos, conseguiram institucionalizar a inovação ao criarem e manterem culturas organizacionais que fazem emergir consistentemente as melhores ideias e performances dos seus funcionários e depois utilizam esse capital para fazer o círculo completo do ciclo de ivovação: de um nova ideia a produtos e serviços rentáveis até à próxima nova ideia promissora.
  • Olho para a oportunidade - Nem todas as inovações começam com novas ideias. Segundo estes executivos, os inovadores de topo também tendem a ter a capacidade de "pegar" em produtos e serviços existentes e melhorá-los, algumas vezes com resultados radicais (o exemplo dado é o caso do iPod da Apple).

A amostra da BCG é composta por 940 executivos de 68 países. A liderança é dos Estados Unidos, com 407 respondentes (43.3% do total). Portugal contribuiu com 9 respostas (1.0% do total).

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Portugal Digital Week

    Organizado pela ACEPI, este evento tem como objetivo, entre outros, a promoção da transformação digital em Portugal.

    21 a 25 de outubro de 2019

    ACEPI - Associação da Economia Digital

    geral@acepi.pt

  • Portugal Digital Summit

    Esta iniciativa da ACEPI, integrada na Portugal Digital Week terá como país convidado, a Alemanha.

    22 e 23 de outubro de 2019

    ACEPI - Associação da Economia Digital

    Pavilhão Carlos Lopes, Lisboa

    geral@acepi.pt