Tribunais acumulam processos cíveis
Grupo Marktest,  1 setembro 2005
placeholder

Segundo uma análise dos dados do INE, disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, os tribunais portugueses fizeram transitar para 2003 mais processos cíveis do que os pendentes no início de 2002.

No início do ano de 2002, Portugal contabilizou nos seus Tribunais de 1ª Instância mais de 980 mil processos cíveis pendentes. Nesse mesmo ano, deram entrada mais de 470 mil novos processos e foram finalizados cerca de 415 mil.

Verifica-se assim que o número de processos que transitou para o ano seguinte foi 6% superior ao número pendente no início de 2002, tendo sido finalizados apenas 28.5% do total de processos pendentes e entrados nesse ano.

Os mapas representam o número de processos cíveis pendentes, entrados e findos em 2002, por região, e os concelhos onde o número de processos que transitaram para 2003 foi superior aos pendentes no início de 2002.

A região de Lisboa, para além de ser a que tem maior número de processos cíveis, foi também aquela que acumulou mais processos entre o inicio e o fim de 2002, transitando para o início de 2003 cerca de 34 mil processos a mais que os existentes no início de 2002.

Por concelho, e tendo em conta o número de processos entrados, findos e pendentes para o ano seguinte, verifica-se que Mira e Bombarral terminaram o ano de 2002 com o dobro dos processos com que o iniciaram.

O mesmo sucedeu com Sever do Vouga, Amadora e Almeirim que também terminaram o ano praticamente com o dobro dos processos cíveis existentes no início do ano.

Em sentido oposto, está Almeida e Santa Cruz das Flores, cujos processos transitados para o ano seguinte se situa 40% abaixo dos pendentes no início do ano.

Esta análise foi realizada com base no sistema de informação Sales Index da Marktest,.

Contacte-nos para mais informações acerca deste software.





Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • QSP Summit

    O QSP SUMMIT afirma-se como a mais relevante Conferência de Management e Marketing da Europa.

    28 a 30 de junho de 2022

    QSP - Consultoria de Marketing

    Feira Internacional do Porto, Matosinhos

    info@qspsummit.pt

  • Data Science Analytics Course

    Curso online, dirigido a todos os profissionais e empresas de estudos de mercado, que queiram entender melhor o campo florescente da Data Science.

    30 de junho de 2022

    APODEMO em colaboração com a MRS

    apodemo@apodemo.pt