Tribunais acumulam processos cíveis

Grupo Marktest,  1 setembro 2005

Segundo uma análise dos dados do INE, disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, os tribunais portugueses fizeram transitar para 2003 mais processos cíveis do que os pendentes no início de 2002.

No início do ano de 2002, Portugal contabilizou nos seus Tribunais de 1ª Instância mais de 980 mil processos cíveis pendentes. Nesse mesmo ano, deram entrada mais de 470 mil novos processos e foram finalizados cerca de 415 mil.

Verifica-se assim que o número de processos que transitou para o ano seguinte foi 6% superior ao número pendente no início de 2002, tendo sido finalizados apenas 28.5% do total de processos pendentes e entrados nesse ano.

Os mapas representam o número de processos cíveis pendentes, entrados e findos em 2002, por região, e os concelhos onde o número de processos que transitaram para 2003 foi superior aos pendentes no início de 2002.

A região de Lisboa, para além de ser a que tem maior número de processos cíveis, foi também aquela que acumulou mais processos entre o inicio e o fim de 2002, transitando para o início de 2003 cerca de 34 mil processos a mais que os existentes no início de 2002.

Por concelho, e tendo em conta o número de processos entrados, findos e pendentes para o ano seguinte, verifica-se que Mira e Bombarral terminaram o ano de 2002 com o dobro dos processos com que o iniciaram.

O mesmo sucedeu com Sever do Vouga, Amadora e Almeirim que também terminaram o ano praticamente com o dobro dos processos cíveis existentes no início do ano.

Em sentido oposto, está Almeida e Santa Cruz das Flores, cujos processos transitados para o ano seguinte se situa 40% abaixo dos pendentes no início do ano.

Esta análise foi realizada com base no sistema de informação Sales Index da Marktest,.

Contacte-nos para mais informações acerca deste software.





Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

  • Data Analytics - Tools & Methodologies

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, esta será uma conferência inteiramente virtual.

    15 de outubro de 2020

    MRS - The Market Research Society

    info@mrs.org.uk