Portugal está a ajudar o Nepal

Portugal está a ajudar o Nepal

placeholder

Pedro Queirós, filho do fundador da Marktest, Luís Queirós, e o seu amigo Lourenço Macedo Santos, chegaram ao Nepal no dia anterior ao terramoto de 25 de Abril. Decidiram ficar para ajudar a reerguer o país. Criaram o movimento espontâneo "Obrigado Portugal, nós também somos Nepal!" que já distribuiu mais de 300 mil refeições. Pedro conta-nos esta experiência na primeira pessoa.

Grupo Marktest
19 maio 2015

Pedro Queirós, filho do fundador da Marktest, Luís Queirós, e Diretor da Marktest entre 2008 e 2011, viajava pela Ásia com o seu amigo Lourenço Macedo Santos. Chegaram ao Nepal no dia 24 de Abril antecipando o dia em que fariam uma incursão pela montanha mais alta do planeta.

Na sua página de Facebook, Pedro colocaria uma foto para assinalar a entrada no país, escrevendo uma legenda que se revelaria profética:

No dia seguinte, os dois amigos foram surpreendidos pelo violento sismo de magnitude 7.8 que abalou e destruiu o país. Pedro começou então a relatar no seu Facebook o que os amigos sentiram e o que viveram desde a primeira hora: "@Katmandu, Nepal. Vou tentar descrever em algumas palavras aquilo que vivemos nas últimas 10 horas. Não será suficiente pois cada minuto merecia um livro inteiro. O pior minuto de todos foi o primeiro. Quando tudo começou. (…)".

Quando finalmente conseguiram voo para sair do país, os amigos contrariaram a razão e decidiram ficar para ajudar. Afinal, tinham dois braços, uma cabeça e vontade de ajudar aquele povo.

Deram assim início a uma "campanha". Usaram aquela rede social para pedir ajuda aos seus amigos e com o dinheiro que foram angariando compraram alimentos, que distribuíram, primeiro, no centro da cidade, depois, pelas aldeias mais distantes.

Pela frente têm um novo desafio: o de construir abrigos temporários para os desalojados, no momento em que se esperam as chuvas da monção nas próximas semanas.

A iniciativa dos dois amigos tem recebido o apoio e admiração de centenas de portugueses que têm elogiado a sua ação. E a imprensa também não ficou indiferente, com a divulgação de múltiplos trabalhos, reportagens e entrevistas.

Pedro Queirós relatou para a Marktest.com Notícias esta sua experiência marcante:

"No passado dia 25 de Abril fui apanhado em pleno terramoto do Nepal. Não posso negar que fiquei bastante assustado e receoso. Foi a primeira vez que me deparei com uma situação de quase morte. Foi tudo muito intenso.

A tragédia humana derivada desta catástrofe é imensa. Milhões de desalojados e pessoas esfomeadas. Eu e meu amigo Lourenço não conseguimos virar as costas. Ficamos para ajudar. E precisamos que toda a gente nos ajude a ajudar. Divulguem a nossa causa o máximo que puderem por favor.

Os portugueses têm mostrado o grande coração que têm e ainda não pararam de contribuir. Há crianças a partir mealheiros. Senhoras a fazer bolos para vender. Jantares de angariação de fundos... Obrigado Portugal, nós também somos Nepal.

Obrigado Marktest também. A cultura de humildade e trabalho que aprendi neste grupo também me têm ajudado a aguentar os momentos difíceis e a tomar boas decisões."

Para seguir esta "aventura" que está a mudar a vida destes dois amigos, veja a página de Pedro Queirós.

Algumas das fotos que Pedro tem publicado mostram não apenas o nível de destruição que o sismo causou mas o empenhamento de todos os que tentam reconstruir o país e as suas vidas e a alegria de um povo que, mesmo sem nada, não para de sorrir e dizer: "Obrigado Portugal!".

Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Portugal Digital Week

    Organizado pela ACEPI, este evento tem como objetivo, entre outros, a promoção da transformação digital em Portugal.

    21 a 25 de outubro de 2019

    ACEPI - Associação da Economia Digital

    geral@acepi.pt

  • Portugal Digital Summit

    Esta iniciativa da ACEPI, integrada na Portugal Digital Week terá como país convidado, a Alemanha.

    22 e 23 de outubro de 2019

    ACEPI - Associação da Economia Digital

    Pavilhão Carlos Lopes, Lisboa

    geral@acepi.pt