Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

Vários casos de violência juvenil foram o assunto em destaque na semana informativa de 11 a 17 de Maio, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
19 maio 2015

O tema com maior destaque na última semana foram os vários casos de violência entre jovens. Na Figueira da Foz, um vídeo disponibilizado nas redes sociais colocou o bullying na ordem do dia e pôs em choque pais e educadores. Noutro caso, um adolescente de 14 anos de Salvaterra de Magos foi encontrado morto. Terá sido assassinado por outro jovem de 17 anos. O serviço Telenews registou um total de 124 notícias e 5 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com quase 2 horas de emissão sobre o tema e 45 notícias emitidas.

Outro dos temas em destaque na última semana foi o futuro da TAP. Os custos da greve dos pilotos e o processo de privatização foram temas em discussão ao longo da semana. O Governo selecionou três propostas para a venda da companhia, tendo os sindicatos e os partidos da oposição manifestado a sua discordância. O serviço Telenews assinalou um total de 105 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com 1 hora e meia de emissão sobre o tema e 44 notícias emitidas.

No futebol português, o Benfica sagrou-se campeão da Primeira Liga 2014/15. Apesar do empate em Guimarães, o Benfica beneficiou do empate entre Belenenses e FC Porto. Em vários países, treinadores portugueses foram igualmente campeões: José Mourinho em Inglaterra com o Chelsea, André Villas-Boas na Rússia com o Zenit e Paulo Sousa na Suíça com o Basileia. O serviço Telenews identificou um total de 104 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com 1 hora de emissão e 44 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o principal destaque foi para os vários casos de violência entre jovens. Este tema foi responsável por 48% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais