Recordação publicitária continua a aumentar

Recordação publicitária continua a aumentar

Os dados do estudo Publivaga da Marktest mostram que o índice de recordação de publicidade genérica tem aumentado sistematicamente desde o início do ano.

Grupo Marktest
19 maio 2015

"A que marcas recorda ter visto, lido ou ouvido publicidade recentemente?" Esta é a pergunta colocada no estudo Publivaga da Marktest, que analisa o Universo dos residentes em Portugal Continental com idades compreendidas entre os 15 e os 74 anos, e que constitui a base do indicador recordação de publicidade genérica.

Uma análise dos resultados deste indicador para o mês de Abril de 2015 mostra que, no total, houve 82.4% de referências a marcas, um valor que tem aumentado sistematicamente desde o início do ano.

Entre as marcas com mais recordação publicitária, as da distribuição mostraram-se as mais presentes na memória, recolhendo 32% das referências (base: total de referências a marcas).

As marcas de grande consumo representaram 24% da recordação publicitária, as marcas de telecomunicações 18% e as de automóveis 10%. Houve ainda 17% de referências a marcas de outros sectores.

Em termos relativos, a maior evolução positiva foi registada na recordação da publicidade a marcas de grande consumo, que ganharam 4 pontos de share face ao verificado no mês homólogo do ano anterior. Pelo contrário, a publicidade das marcas de telecomunicações viu o seu share de recordação baixar 4 pontos percentuais face a Abril de 2014.

Os dados do Publivaga mostram ainda que, em Abril, a marca Continente foi aquela que mais inquiridos referiram ter visto publicitada, seguida de Lidl e MEO.

Esta análise tem como base o Publivaga, um estudo regular da Marktest que permite conhecer a recordação e a memorização da publicidade das marcas, sendo um instrumento de referência na medição da eficiência das campanhas publicitárias. A informação apresentada nesta análise tem por base o universo constituído pelos indivíduos residentes em Portugal Continental com idades compreendidas entre os 15 e os 74 anos. Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

  • Novelas

    17 agosto 2018

    CORREIO DA MANHA, SEXTA

    pag. 18

    Sem Autor

  • Mais smartphones

    17 agosto 2018

    CORREIO DA MANHA, PRINCIPAL

    pag. 36

    Sem Autor

ver mais

Em Agenda ver mais