Ferro Rodrigues mantém a pior imagem

De todos os líderes partidários com assento parlamentar, Ferro Rodrigues, líder do PS, mantém-se como aquele que reúne um saldo de imagem mais baixo. De acordo com os dados do Barómetro Político Marktest/DN/TSF de Março, o seu saldo atingiu os -44.5% (o valor mais baixo desde Outubro de 2003).

Durão Barroso, líder do PSD e Paulo Portas, líder do CDS-PP, e, respectivamente, Primeiro-Ministro e Ministro do Estado e da Defesa, obtém valores em termos de saldo de imagem aproximados: -34.2% para o primeiro e -33.3% para o segundo. De salientar contudo, que apesar do saldo de imagem ser semelhante, o número de horas de exposição de Durão Barroso é muito superior ao de Paulo Portas, respectivamente 5:40h e 1:47h.

Carlos Carvalhas, líder do PCP-PEV, é o terceiro líder partidário com pior imagem. Apesar disso o seu saldo melhorou ligeiramente, quando comparado com os valores do mês anterior, chegando a Março com um saldo de -21.1%. No que respeita à exposição televisiva, este líder subiu de cerca de 30 minutos em Fevereiro para 1 hora e 52 minutos em Março.

Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda, é mais uma vez o único líder partidário a obter um saldo de imagem positivo, 16.6%. Apesar disso, esta percentagem representa uma quebra de 7.5 pontos percentuais face aos resultados obtidos em Fevereiro. É ainda de referir que, em termos de exposição televisiva, este líder obteve 1:45h, menos 2 minutos do que Paulo Portas.

O Presidente da República, Jorge Sampaio, e o Presidente da Assembleia da República, Mota Amaral, são os políticos que mais se distanciam dos líderes partidários em termos de saldo de imagem (respectivamente, 79.6% e 48.8%). Enquanto que Jorge Sampaio obteve um saldo imagem praticamente igual ao de Feverieiro, já Mota Amaral desceu 5.3 pontos percentuais.

 
 
 
 
 
 

O Barómetro Político é um estudo Marktest/DN/TSF. Consulte aqui a Ficha Metodológica.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • 40 years Futurizing - Congresso APDC

    No ano em que a APDC comemora 40 anos, serão destacados os contributos dados por esta Associação às Tecnologias de Informação e Comunicação e para os Média em Portugal.

    14 a 15 de maio de 2024

    APDC-Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações

    Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, Lisboa

    geral@apdc.pt

  • Equality Summit 2024

    16 de maio de 2024

    MRS - The Market Research Society

    Londres, Inglaterra

    info@mrs.org.uk